Inep anula questão de matemática do Enem 2018

Segundo o instituto, a questão já teria sido aplicada no vestibular de 2013 da UFPR

(foto: Paulo Filgueiras/EM)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Segundo o instituto, a questão já havia sido aplicada em vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2013.

Ainda de acordo com o Inep, em 2012, o item da prova foi formulado por um professor que compõe o grupo de elaboradores de questões para os exames. O docente, na época, seria vinculado à UFPR e, em 2013, teria aplicado, no vestibular da própria universidade, a questão. A prova possibilitava o ingresso à instituição no ano seguinte.
Em nota, o Inep afirmou já estar tomando as providências em parceria com a Universidade Federal do Paraná. “O Ministro da Educação, Rossieli Soares, contatou o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a instituição à disposição para colaborar com a apuração. A universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).”
 
Veja qual era o número da questão anulada:
Caderno Amarelo – 150;
Caderno Cinza – 170;
Caderno Azul – 163;
Caderno Rosa – 180;
Caderno Laranja – 150;
Caderno Verde – 150.
VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA