Centenas de famílias compareceram na última rodada do sorteio das 500 moradias em Sete Lagoas

Foi concluída na tarde desta terça-feira (15), no ginásio Vinício Dias de Avelar – bairro Aeroporto, uma das etapas mais importantes do Programa Minha Casa Minha Vida – Condomínio Lagoa Grande II, quando a Prefeitura de Sete Lagoas vai garantir casa própria para 500 famílias. Trata-se do maior projeto habitacional já realizado na cidade. Esta fase – quando foram definidos os beneficiários que terão toda a documentação averiguada junto à Caixa Econômica Federal – pode ser definida por duas palavras: emoção – dos ganhadores que estavam presentes – e isenção, visto que todo o sorteio foi transparente e muito bem organizado durante os três dias de evento. “Não existiu indicação de qualquer político nesse processo. As pessoas que estão sendo selecionadas foram abençoadas por Deus”, afirmou Leone Maciel.

Centenas de famílias compareceram na última rodada do sorteio. Eram apenas 70 casas para 2.682 concorrentes. Um a um os números foram sorteados e a emoção saltava aos olhos. É o caso de Regina Maria Pereira Sabino, que há 45 anos vive no bairro São Dimas. “Tive muita fé em Deus, não foi somente sorte no meio de tanta gente precisando. Moro de favor em um barracão com quarto, banheiro e cozinha junto com o meu marido. Agora é vida nova”, comemora uma das ganhadoras.

A dona de casa Ellen Letícia de Fátima Pereira se casou há apenas três meses. Desempregada, assim como o marido, os dois sobrevivem graças aos “bicos” no mercado informal e ajuda de familiares. Ela também foi uma das contempladas. O choro – de alegria – foi inevitável. “Não tenho palavras, sou muito grata a Deus. É algo maravilhoso que nos aconteceu, uma sensação única. É sair do aluguel e melhorar de vida”, afirma.

A SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

O processo de seleção foi norteado por vários critérios de cunho social e a divisão dos grupos foi definida pelo preenchimento dessas condicionantes. Para o Grupo I, em que estavam os candidatos que atendenderam de quatro a seis critérios, foram destinadas 282 moradias. No Grupo II, 117 moradias para quem atendeu de dois a três critérios. Já o Grupo III tem 70 casas para quem cumpriu, pelo menos, um critério.

Foram destinados 30% a mais de candidatos para cada grupo formando uma lista de excedentes que serão convocados em caso de desistência ou desclassificação do titular. Vale lembrar que o candidato selecionado somente será considerado habilitado para receber uma das moradias após avaliação pela Caixa Econômica Federal de toda sua documentação apresentada. O resultado final do sorteio será publicado no Diário Oficial do Município (www.setelagoas.mg.gov.br) no dia 16 de janeiro.

PRÓXIMA ETAPA

A Caixa Econômica Federal fará a primeira triagem dos nomes sorteados. Após retorno da CAIXA, a Secretaria de Assistência Social convocará cada um dos candidatos para montagem do dossiê que será enviado para análise. Findado esse processo será marcada data da entrega das chaves das novas moradias. “Outras 500 unidades serão construídas no Condomínio Lagoa Grande I, totalizando mil moradias. A seleção segue rígidos critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e visa garantir o direito à moradia para quem realmente precisa”, anuncia o prefeito Leone Maciel.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA