Para reforçar abastecimento, ETA vai funcionar também à noite

O forte calor das últimas semanas, em conjunto com muitas crianças e estudantes em casa em decorrência das férias escolares, fez aumentar consideravelmente o consumo de água em toda Sete Lagoas. Alguns bairros estão com o abastecimento de água deficitário pelo consumo acima da média. Em função disso, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) decidiu abrir novo turno de trabalho para que a Estação de Tratamento de Água (ETA – Sistema Rio das Velhas) envie água para a cidade também à noite, entre 20h e 1h. Além da captação superficial, o SAAE também conta com os poços tubulares profundos.

Atualmente a ETA – Sistema Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de 1/3 da população. Diariamente são enviados mais de um 1,2 milhões de litros/hora, o que gera 10 milhões de litros de água/dia; quantidade suficiente para garantir água de qualidade para aproximadamente 70 mil habitantes. Com o funcionamento em segundo turno, serão gerados pelo menos mais 5 milhões de litros de água para reforçar o abastecimento público de água. Vale lembrar que A ETA só foi possível operar com maior capacidade após uma série de medidas emergenciais e investimento de recursos do SAAE. O limite de captação e tratamento de água é de 490 litros/segundo.

Hoje a estação de tratamento, localizada em Funilândia, atende os bairros: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Carmo, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa, Dona Silvia, São Cristóvão, Iporanga I e II, Padre Teodoro, Jardim Primavera I e II, Bela Vista I e II, Cidade de Deus e adjacências.

USO RESPONSÁVEL E RACIONAL: UM DEVER DE TODOS

Apesar da ETA operar por mais tempo a partir da noite desta terça-feira, a autarquia alerta que é essencial que a população colabore no sentido de racionar e utilizar a água de forma responsável, mesmo com o forte calor. Se ligue nas dicas de economia:

  • Reduza o tempo com torneiras abertas;
  • Evite banhos muito longos;
  • Utilize seus eletrodomésticos (máquina de lavar louça e roupa) com consciência;
  • Mude os hábitos ao cuidar das plantas: não molhe diariamente, não há necessidade;
  • Verifique as instalações hidráulicas;
  • Invista em válvula de descarga com duplo acionamento;
  • Cubra a piscina com capa;
  • Não lave a calçada com mangueira;
  • Não use mangueira para lavar o carro, mas um balde;
  • Seja consciente ao cozinhar, não use água corrente para descongelar alimentos, opte por tirar o alimento congelado do freezer na noite anterior;
  • Atenção: molhar o quintal ou telhado da residência não vai refrescar o ambiente. Não faça isso.

SERVIÇOS LIGUE – SAC: 115

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA