Sessão solene comemora 1 ano de Pelc em Sete Lagoas

Foto: Divulgação

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) chega à marca de um ano em Sete Lagoas, envolvendo uma população de mais de seis mil pessoas beneficiadas. Os resultados dos trabalhos foram ressaltados em uma Sessão Solene na Câmara Municipal, solicitada pelo vereador Marcelo Cooperseltta (MDB), realizada na última quinta-feira (14). O evento teve a presença, também, do presidente da Casa, vereador Cláudio Caramelo (PRB), além dos vereadores Ismael Soares (PP), Gislene Inocência (PSD) e Beto do Açougue (PSD).

A homenagem contou com plenário cheio. Oficineiros e beneficiários prestigiaram a sessão, recheada de apresentações de artes cênicas, flautas, artes marciais, canto e balé. Uma pequena parte das dezenas de oficinas que ocorrem em 10 núcleos e oito subnúcleos do Pelc na cidade. “Vocês viram 1% do que é feito. É um projeto que está pronto para ser continuado. Imagina a quantidade de pessoas que podem ser atingidas, considerando que se trata de um projeto que não tem idade? Atinge um público de 0 a 100 anos! Nossa luta é provar que o programa consegue atender 100% do município”, declara o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Frederighi.

A municipalização do Pelc é a bola da vez. O vereador Marcelo Cooperseltta, que esteve comandando a Pasta de Esporte quando da implantação do Programa na cidade, ressaltou o esforço para que o Pelc não se finalize esse ano, já que é um programa federal, com prazo de duração determinado. “Já existe na Casa um Anteprojeto nesse sentido, justamente para não acabar com o trabalho. O nosso compromisso foi apresentar o Pelc, para que possamos unir forças para municipalizar o programa e essa municipalização compreende assumir os cinco agentes de núcleo e o coordenador geral, um valor insignificante pelo retorno que o programa dá para a cidade”, explica.

O presidente da Casa, Caramelo, parabenizou o trabalho do Pelc: “diante de um cenário tão pesado pelo qual estamos passando, participar de um evento como esse nos deixa mais leve. Parabéns à equipe e a todos os participantes, que conseguiram apresentar um grande resultado em tempo recorde: apenas um ano! Um projeto como esse deve permanecer”, disse. Ismael Soares também ressaltou que o vereador deve trabalhar para manter o projeto: “isso aqui hoje me surpreendeu. Fiquei encantado com o brilho nos olhos de idosos e crianças. A equipe é mesmo surpreendente”, disse. “Foi uma iniciativa maravilhosa, é um programa de prevenção, de acolhimento e respeito, por isso, peço a vocês para pensar na possibilidade de levar o programa nas comunidades terapêuticas que atendem dependentes de álcool e drogas”, sugeriu Gislene Inocência. Já Beto do Açougue disse que foi uma honra participar: “Marcelo (Cooperseltta), quero parabenizar a você, que é o pai da criança. Esses artistas merecem nossos aplausos”, disse.

A equipe do Pelc recebeu uma placa alusiva em homenagem a um ano de trabalho. A  coordenadora geral do Pelc, Elis Souza, agradeceu a oportunidade: “quando a gente recebe uma homenagem como essa, renova as energias do nosso trabalho. Ao longo de um ano foram muitos desafios, mas precisamos enfrentar o maior deles: perceber o ser humano nesse processo de transformação. Espero que isso não se perca”, ressaltou.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Programa PELC na verdade foi proposto na gestão anterior do Márcio Reinaldo, pelo Professor Jaime Tolentino. Toda a verba caiu de “mão beijada” no colo da secretaria de esportes. O Marcelo Coperselta nada fez para trazer ou manter o programa no município. Posso provar a quem quiser ou tiver interesse. Desde já me coloco a disposição de todos!

DEIXE UMA RESPOSTA