Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana em Sete Lagoas

Crianças e gestantes serão prioridades nos primeiros dias da campanha. Dia D será em 4 de maio.

Foto: Ilustrativa

O Ministério da Saúde estipulou para o próximo dia 10 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra de Influenza (gripe), em todo o Brasil. Em Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à campanha na quinta-feira (11), respeitando grupos prioritários.

Entre os dias 11 e 18 serão vacinados, em todas as unidades de saúde, crianças de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias de vida, e todas as gestantes e as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Entre os dias 18 e 22 de abril será a vez do segundo grupo prioritário envolvendo idosos com 60 anos de idade ou mais, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Neste período, também serão contemplados os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação dos professores será iniciada no dia 04 de maio em local a ser definido. Essa data será marcada também como o Dia D de vacinação contra a gripe.

Imunização pode evitar óbitos

O responsável técnico pela imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Guilherme Abreu Menezes, destaca a importância da vacina, que pode salvar vidas, evitando muitos óbitos. “A vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe, uma doença grave e de fácil transmissão. Para se evitar uma epidemia, é preciso ter uma alta cobertura vacinal. As pessoas precisam saber que a gripe pode levar a uma internação e até a óbito. Se a agente não atingir o índice vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde, é o prenúncio de que o vírus vai circular e os riscos de uma epidemia ficam evidentes”, explica. Guilherme adverte ainda que crianças e idosos são os grupos mais susceptíveis ao contágio e a complicações decorrentes da gripe. “Por isso, estamos convocando a população para se vacinar e evitar consequências mais graves”, reforçou.

Vacina trivalente

A vacina da gripe disponível no sistema público de saúde para os grupos prioritários protege contra os três principais tipos de vírus que transmitem a doença: H1N1, o H3N2 e os influenzas do tipo B da linhagem Victoria. “A vacina é do tipo fragmentada e inativada, ou seja, feita a partir de partes do vírus que são incapazes de causar a doença. É normal as pessoas deixarem de se vacinar por medo de pegarem gripe, mas isso é mito”, explica Guilherme, garantindo a segurança da imunização.

Ele ressalta ainda que, mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores, deve tomar uma dose na campanha deste ano. Isso porque, a cada temporada, podem ocorrer mudanças em relação aos tipos de vírus circulantes. “A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. Desta forma, a revacinação é fundamental para o público alvo da campanha”, completa.

Veja abaixo a relação das unidades de saúde com sala de vacina e dirija-se à mais próxima de sua casa:

Centro de Saúde Santa Luzia

Centro de Saúde Orozimbo Macedo

Centro de Saúde Manoa

Centro de Saúde Santo Antônio

Centro de Saúde Várzea

Centro de Saúde São João

Centro de Saúde Montreal

Centro de Saúde Progresso

ESF Esperança

ESF Alvorada

ESF CDI

ESF Eldorado

ESF Barreiro

ESF Fazenda Velha

ESF Catarina

UBS Luxemburgo

UBS Cidade de Deus

UBS Belo Vale

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA