Em sessão com reforço policial, vereador da rachadinha é cassado em BH

Aprovada, no início da tarde desta quinta-feira (1º), a cassação do mandato do vereador Cláudio Duarte (PSL). Trinta e sete vereadores votaram pela cassação. Para a aprovação , eram necessários 28 votos. O parlamentar é suspeito de embolsar R$ 1 milhão no esquema conhecido como “rachadinha”.

Estiveram presentes 39 vereadores, sendo dois que não poderiam votar: o próprio Cláudio Duarte e a presidente da casa, Nely Aquino (PRTB). Dois parlamentares não compareceram. Ninguém votou contra ou se absteve.

Na última terça-feira (30), durante reunião da comissão processante da Câmara Municipal, ele reafirmou inocência e descartou a possibilidade de renunciar ao mandato.

Na reunião, um dos integrantes da comissão processante, Mateus Simões (Novo), explicou os motivos de ter deliberado pela continuidade do processo. “Pelo menos três ilícitos foram comprovados. Ele praticou ‘rachadinha’, recebeu repasse de salários de servidores de seu gabinete. Há um caso inclusive que ele ficava com mais de 90 por cento da remuneração dos servidores, isso está comprovado. Ele, além disso, mentiu porque disse à polícia coisa diferente do que disse aqui, isso também é causa de cassação. E eu acho que o terceiro fato é de estar com a forma sofrendo restrições da Justiça. Eu analisei o fato de ele estar sendo preso, mas agora sabemos que ele está com tornozeleira eletrônica e isso é causa de cassação”.

Cláudio Duarte ficou preso por 10 dias, em abril, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Atualmente, está sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

A Polícia Civil indiciou o vereador e mais sete assessores por peculato, obstrução de justiça e organização criminosa.

VIARedação
FONTEG1
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA