URGENTE: Em nota, Unimed Sete Lagoas confirma caso suspeito de sarampo

Foto: Google Street View

Nesta quinta-feira (12), repercutiu nas redes sociais em Sete Lagoas e região, e foi divulgado de primeira mão pelo site Tecle Mídia, que o Pronto Atendimento da Unimed de Sete Lagoas, localizado na região central da cidade tinha um paciente com suspeitas de Sarampo.

Diante disso, a Unimed publicou uma nota confirmado o fato. Nesta nota o hospital confirma que foi o mesmo foi interditado temporariamente, para realizar procedimento exigidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, o caso ainda está sendo investigado e o paciente foi encaminhado para a unidade de internação da instituição.

Confira a nota na integra:

E de conhecimento de todos o aumento da incidência de casos de sarampo no Brasil. 0 Ministério da Saúde é órgão responsável por estabelecer diretrizes acerca desses processos.

O referido ministério criou um protocolo de ações que devem ser tomadas pelas unidades de saúde (pública ou não) em caso de atendimento a pacientes  com suspeita da doença.

Quarta-feira, dia 11/09/2019, um paciente adulto do sexo masculino esteve no Pronto Atendimento (PA) da Unimed Sela Lagoas apresentando sintomas que podem ser interpretados como caraterísticos de sarampo.

Como primeira medida do protocolo citado, ele foi isolado imediatamente no PA com o objetivo de evitar o máximo o contato com outros pacientes.

Posteriormente, foi transferido para nossa Unidade de internação, que tem condições de acolhimento do paciente com segurança, em ambiente de isolamento, até o desfecho das Anelise. Foi coletada amostra de sangue para realização de exame laboratorial para investigação do sarampo e outras doenças.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) interditou o Pronto atendimento adulto e Pediátrico da Unimed Sete Lagoas em um primeiro momento, para realização de análise do caso e desinfecção do ambiente.

Após a análise da CCIH e contato com a Vigilância Epidemiológica do Município, o PA Pediátrico foi liberado, ainda no inicio da manhã, uma vez que não houve contato do paciente no referido local.

Vale ressaltar que o Pronto atendimento Pediátrico Unimed Sete Lagoas é referencia para o atendimento em pediatria na região.

0 Pronto atendimento adulto ficou fechado por um período para conclusão das analises primarias, bem como desinfecção, sendo reaberto no inicio da tarde de hoje, após conclusão do trabalho inicial.

Ainda obedecendo o protocolo do Ministério da Sande, este sendo realizado o bloqueio vacinal (atualização do cartão de aplicação da dose de vacina contra o sarampo) para os funcionários da unidade que tiveram contato com o referido paciente e não haviam tornado a vacina.

Visando a segurança dos pacientes. 0 Hospital Unimed continuará cumprindo o plano de contingências para Sarampo e o fluxograma de atendimento baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde.

Para maiores informações sobre a cobertura vacinal, sugerimos a leitura do conteúdo disponível no endereço: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA