PRF apreende 164 papagaios e uma arara azul em Sete Lagoas

PRF apreende aves em carroceria de veículo
Foto: Divulgação / PRF

A Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG), em abordagem comandada pelo agente Leonardo Cristelli, apreendeu 164 papagaios e uma arara azul, na carroceria de uma pick-up Oroch no quilômetro 471 da BR 040, em Sete Lagoas.

O fato ocorreu por volta das 4h30 deste sábado e o condutor, de 37 anos, identificado apenas pelas iniciais A.L.C. foi preso pela terceira vez somente em 2019, sempre pelos crimes de tráfico de animais silvestres e maus tratos. Ele pode ser enquadrado nos artigos 29 e 32 na Lei de Crimes Ambientais, cujas penas são de detenção de seis meses a um ano, e multa, e detenção de três meses a um ano, e multa, respectivamente.

“Estávamos fazendo fiscalização de combate  à criminalidade em geral durante a madrugada e abordamos essa pick-up. Ao vistoriamos o compartimento de carga foram encontradas as caixas com os papagaios e a arara. Imediatamente demos voz de prisão, perguntamos de onde ele havia adquirido os animais, mas se negou a dizer. Falou alguns destinos, mas nada que se pudesse comprovar. Disse ainda que traria os animais para Belo Horizonte”, informou o agente Marcelo Spíndola, que auxiliou na operação.

Spíndola disse ainda que somente em 2019 esta foi a terceira vez que o condutor foi preso pelos mesmos crimes, sempre relacionados a aves. “Um mês atrás ele foi preso em Três Marias pela mesmíssima coisa”, disse.

Após a prisão, a equipe fez contato com o Ibama para o recebimento das aves, além da avaliação do estado delas. Já o condutor foi levado para a sede da Polícia Federal, em BH. O delegado pode optar pela prisão em flagrante por maus tratos.

“Ainda estamos aguardando o que o delegado vai fazer, pode ser feito um termo circunstanciado de ocorrência e ele seria liberado, ou pode ser feito flagrante por maus  tratos, mas depende da avaliação do estado dos animais. Por isso, o delegado define o caminho a ser tomado”, completou Spíndola.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo amor de Deus gente .aonde nós vamos parar com. Este código penal nosso ja é a terceira vez que foi pego em flagrante não tem lógica uma coisa destas.isso era pra ser um crime. De pelo mesmo 20 anos de cadeia. Para passa pelo mesmo um terço da pena na tranca sem direito de sair pra nada . Se a justiça dos homens não vale nada . Que a justiça divina caia sobre ele . Está justiça não falha .

DEIXE UMA RESPOSTA