PF faz operação em Sete Lagoas para combater extração irregular de recursos minerais

Cinco mandados judiciais de busca e apreensão em Belo Horizonte, Nova Lima e Sete Lagoas foram cumpridos

PF faz operação para combater extração irregular de recursos minerais
Foto: PF/ Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3) uma operação para combater a extração irregular e a falsificação de recursos minerais. Denominada de “Poeira Vermelha”,  a operação culminou no cumprimento de cinco mandados judiciais de busca e apreensão em Sete Lagoas, Belo Horizonte, Nova Lima e na região metropolitana.

Além disso, foram apreendidos documentos, quatro pás carregadeiras e dois caminhões caçamba.  Os materiais  irão permanecer à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.  Na primeira fase da operação, realizada em outubro deste ano, foram apreendidos dois caminhões. Também foram identificadas e indiciadas cinco pessoas envolvidas na prática delituosa.

A deflagração desta terça-feira teve por objetivo obter provas sobre o beneficiamento do minério de ferro irregularmente extraído, identificar terceiros compradores e apreender os equipamentos de escavação que estivessem na posse dos investigados.

Até o momento, foram instaurados seis inquéritos policiais que resultaram no indiciamento de vinte pessoas e cinco empresas pela prática dos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro, bem como apreendidos nove caminhões, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira e quatro pás carregadeiras utilizados nas práticas criminosas.

Se condenados, os envolvidos poderão ser apenados com até 16 anos de prisão e multa.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA