Câmara de Sete Lagoas solicitará revogação da lei que reajusta salário dos servidores do legislativo

Foto divulgação

Diante da repercussão e da pandemia do coronavírus, a Câmara Municipal de Sete Lagoas, emitiu uma nota na noite deste sábado (21), que irá solicitar ao executivo, que revogue a Lei Municipal 9.020/2020, que dispõe sobre a revisão anual dos vencientos dos servidores do Poder Legislativo Municipal.

O PL foi votado na última terça-feira (17), com o voto favorável das vereadoras Marli de Luquinha e Gislene Inocêncio; e pelos vereadores Beto do Açougue, Gilson Liboreiro, Ismael Soares, Ze do União, João Evangelista, Pastor Alcides, Dr Euro, Gonzaga, Gilberto Doceiro, Dr Ronaldo João e Renato Gomes.

Os vereadores Rodrigo Braga, Milton Martins e Marcelo Coperselta não estavam na reunião, diante disso não votaram, já o presidente Caramelo, não tem direito de voto.

Confira a nota divulgada pela Câmara Municipal:

A Câmara Municipal de Sete Lagoas, em seu irrestrito compromisso com a população sete-lagoana, e, considerando a edição da Lei Municipal 9.020/2020, que dispõe sobre a revisão anual dos vencimentos dos servidores do Poder Legislativo Municipal, vem esclarecer que a referida lei trata da reposição ou recomposição salarial prevista na Constituição Federal, em seu art. 37, X, bem como no Estatuto dos Servidores Públicos. Trata-se não de mera faculdade, mas de imposição fixada pela Constituição.
Todos as categorias de trabalhadores possuem direito à recomposição salarial.

O texto da lei foi protocolado em 11 de março de 2020, haja vista a data-base do legislativo ser o mês de março, e foi apresentado e votado em Sessão Plenária por unanimidade dos vereadores presentes, sendo em seguida encaminhado para o Executivo Municipal, onde foi sancionado e publicado pelo Prefeito. Todos os trâmites legais ocorreram antes mesmo do Decreto de Emergência do Município.

O Legislativo Municipal, contudo, reconhece que o atual momento em que nossa cidade e o país se encontram é de extrema necessidade, e que todos devem fazer sua parte para contribuir com o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o Legislativo Municipal se compromete com sua população no sentido de propor a revogação imediata da Lei 9.020/2020.

É necessário esclarecer, contudo, que os servidores públicos do Executivo municipal receberam o reajuste salarial no mês de janeiro de 2020, no patamar de 4,31%. Ademais, foram protocolados no Legislativo municipal diversos projetos de Lei de autoria do prefeito municipal que visam contemplar categorias de servidores com aumento real da remuneração, ainda não retirados pelo prefeito.
Por fim, a Câmara reitera seu empenho pleno em colaborar e atuar de forma eficiente durante a pandemia da COVID-19, disponibilizando seus recursos físicos para atendimento da população, inclusive seus veículos oficiais.

VIARedação
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito triste,antes do coronavirus as coisas já estavam difíceis, estou MT decepcionado com a ação de vcs, nem discordância a gente vê,parece uma convenção e ntre amigos.

  2. Nosso Prefeito e vereadores sabem o que significa empatia?
    Eles tinham que ganhar salário mínimo aí, teriam razão para pedir aumento…
    Isso sim é um vírus, falta de moral e respeito a população, cada vez mais indignado com a política..nojo…

DEIXE UMA RESPOSTA