Eleitores de 62 municípios que não compareceram à revisão biométrica poderão votar nas Eleições 2020

Fila na Porta da Câmara Municipal de Sete Lagoas, dias antes do encerramento do cadastramento biométrico 

Os eleitores de 62 municípios mineiros que não cadastraram a biometria até o dia 06 de março, quando terminou a revisão biométrica nesses locais, não terão os títulos cancelados neste momento e poderão votar normalmente nas Eleições 2020. Entre as cidades, estão Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Confira a relação completa (formato PDF).

O cancelamento dos títulos será processado somente após o pleito, em novembro. Até lá, os eleitores não ficam sujeitos às penalidades previstas em lei quando há ausência de quitação eleitoral, como o impedimento de tomar posse em cargos públicos e obter empréstimos em bancos. O eleitorado apto desses municípios para a eleição não terá o impacto do cancelamento dos títulos antes previsto. A decisão foi comunicada por meio da Portaria nº 007/2020 da Corregedoria Regional Eleitoral (formato PDF).

O TRE-MG adotou essa medida em função da suspensão do expediente em todas as suas unidades até 07 de abril, diante da preocupação com a propagação do novo coronavírus. Até então, quem não compareceu às revisões teria o prazo de até 06 de maio para regularizar a situação e restabelecer a inscrição eleitoral.

O agendamento também está suspenso. Os eleitores que tinham horários agendados entre 19 de março e 07 de abril devem aguardar a reabertura do sistema para marcar novamente o atendimento.

O Disque-Eleitor (telefone 148) continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, para esclarecer eventuais dúvidas.

Serviços on-line

Alguns serviços da Justiça Eleitoral podem ser encontrados no site do TRE-MG e permanecem disponíveis. Confira:

– Certidões: emissão de certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, composição partidária, crimes eleitorais e negativa de alistamento

– Débitos do eleitor: possibilita a emissão de guia para pagamento de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais

– Situação eleitoral: consulta para verificar a existência de pendências no cadastro

– Título e local de votação: consulta sobre os dados do título de eleitor e local de votação

 *Atualizada em 24/03/2020, às 15:54

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA