Mais de 22 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Sete Lagoas

Foto: Divulgação

Uma nova parcial divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que a estratégia montada para garantir a imunização do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe, mesmo com as restrições impostas pela situação de emergência vivida por Sete Lagoas em função da pandemia de coronavírus, foi acertada. Em apenas duas semanas, foram imunizadas mais de 22 mil pessoas que fazem parte da primeira fase definida pelo Ministério da Saúde.

Os números são ainda mais animadores quando retratam a situação dos idosos com mais de 60 anos. Até a última terça-feira, 7, foram vacinadas 19.148 pessoas desse grupo, o que representa 86,20% do total previsto. A meta estabelecida pelo Governo Federal é que em cada um dos grupos a vacinação chegue a 90%.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou medidas pioneiras em Sete Lagoas para evitar a aglomeração de idosos nas unidades de saúde. Desde o dia 24, está funcionando a vacinação por agendamento, quando equipes fazem a imunização nas residências. Além disso, foi disponibilizado o sistema de drive thru que, nos primeiros dias, garantiu a vacinação de milhares de idosos.

Outro público-alvo desta primeira fase são os profissionais da área de saúde. Até o momento, foram vacinadas 3.012 pessoas que trabalham em unidades de saúde públicas e privadas do município, um percentual de 60,34%.

Relatório da Secretaria Municipal de Saúde aponta que em Sete Lagoas devem ser vacinadas 57.298 pessoas até o dia 22 de maio. A imunização foi dividida em três fases que englobam públicos diferentes (veja abaixo). Cada grupo local reúne o seguinte número pessoas: crianças (14.916), gestantes (1.949), idosos (22.213), profissionais da saúde (4.992), puérperas (320),  adultos 55 a 59 anos (9.873), caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo (1935), e militares (1100).

DRIVE THRU

O sistema de vacinação continua no estacionamento do Unifemm sempre às terças e sextas-feiras, de 9h às 16h. Nesta sexta-feira da Paixão não haverá atendimento deste serviço. Inicialmente, o estacionamento da Faculdade Santo Agostinho também foi utilizado, mas a diminuição do fluxo permitiu o deslocamento das equipes para outras frentes de atuação.

Confira o cronograma:

1ª fase, de 24 de março a 15 de abril

Grupos prioritários: idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde.

2ª fase, de 16 de abril a 8 de maio

Grupos prioritários: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

3ª fase, de 9 a 22 de maio

Grupos prioritários: professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA