Comércio em Sete Lagoas será flexibilizado com funcionamento em período parcial e alternado

Reunião do comitê de crise desta sexta-feira (24)

Os números divulgados pela epidemiologia municipal nesta sexta-feira, 24, mostram que a curva de crescimento das notificações de coronavírus em Sete Lagoas vem perdendo força. Nas últimas 24 horas, o aumento foi de 3,4%, chegando a 699. Destes, 552 são considerados suspeitos, seis casos confirmados e 141 descartados.

Cinco pacientes estão internadas na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dois pacientes tiveram alta e ainda aguardam a liberação do resultado dos exames e dois continuam internados com resultados negativos. Dos dois óbitos suspeitos ocorridos na cidade, ambos foram negativos para a Covid-19.

Reunião
Em reunião do Gabinete de Gestão de Crise na manhã de hoje, foi apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o plano da cidade para a ampliação de leitos clínicos e de UTI. De acordo com o gestor do SUS, Sete Lagoas possui atualmente cerca de 40 leitos de UTI, número considerado suficiente para o atual cenário. “Seguindo orientações do Estado, a cidade deveria chegar a um quantitativo de 68 leitos de UTI e outros 125 leitos clínicos, que serão instalados progressivamente, observando-se a evolução da Covid-19 na cidade”, afirmou.

Após avaliar os dados epidemiológicos e as recomendações da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e analisar o movimento da curva epidemiológica na cidade, o Gabinete de Gestão de Crise, por maioria, votou pela abertura gradativa do comércio em Sete Lagoas. Um novo decreto, com as regras para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, será publicado até amanhã, sábado. Esse decreto deverá observar os critérios do projeto “Minas Consciente”, do governo do Estado. A reabertura não vai contemplar o funcionamento de clubes, escolas, academias e a realização de eventos. A liberação de igrejas e templos religiosos ainda será analisada, pois não depende apenas de uma decisão a nível municipal.




Regras
Para que o comércio da cidade volte a funcionar, algumas medidas precisarão ser adotadas. A sugestão apresentada durante a reunião do Gabinete de Crise foi o funcionamento em período parcial e alternado entre setores do comércio, de acordo com o ramo de atividade. Os comerciantes também deverão assinar um termo de responsabilidade, em que se comprometem a adotar medidas que protegem tanto seus colaboradores quanto os clientes.

Quem descumprir essas medidas de segurança, que englobam, inclusive, o distanciamento social entre clientes nas filas no exterior das lojas, e o uso de EPIs, poderá ser punido com a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento enquanto durar a pandemia. A lista com os tipos de comércio e horários de funcionamento serão detalhados no decreto a ser publicado neste sábado.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais também foi discutida. De acordo com o gabinete, Sete Lagoas deverá seguir o que foi determinado pela Lei Estadual nº 23.636, que prevê que as máscaras são obrigatórias para colaboradores e clientes. “Só saia de casa se for estritamente necessário. Não queremos aglomeração. Ao sair na rua, use máscara e ande com um vidro de álcool no bolso. Acreditamos que podemos vencer esta guerra contra o coronavírus sem quebrar a nossa economia”, concluiu o prefeito Duílio de Castro, ao final da reunião.




VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA