Belo Horizonte tem dia mais frio do ano com sensação térmica de – 1ºC

Vista aérea de Belo Horizonte
Foto: Cristiane Mattos/O Tempo

Comemorado neste domingo (10), o Dia das Mães amanheceu com termômetros marcando a temperatura mais baixa já registrada em Belo Horizonte desde que o ano começou – este é o dia mais frio do ano. A estação meteorológica instalada em Cercadinho, na região Centro-Sul da cidade, confirmou a sensação de frio intenso que aconteceu muitos moradores da capital nesta manhã: os equipamentos marcaram mínima de 10,5ºC. A sensação térmica, dada a velocidade e a intensidade dos ventos, despencou ainda mais: moradores nas regiões mais altas da cidade sentiram frio equivalente a – 1ºC – temperatura suficiente, aliás, para começar a congelar a água.

Às seis horas da manhã, a temperatura era mais elevada na região da Pampulha, onde os termômetros marcaram 12,5ºC de mínima. Com a velocidade do vento, a sensação térmica por lá beirou os 7ºC. Nas proximidades da avenida do Contorno, a mínima registrada também foi de 12,5ºC, e a sensação térmica corresponde justamente à temperatura no termômetro. Um dos fatores que contribui para isso é que há muitos prédios na região, capazes de reduzir a velocidade e a intensidade dos ventos.

Após a confirmação de que este domingo foi o dia mais frio do ano na capital mineira – recorde que, antes, pertencia ao sábado (9) quando os termômetros marcaram 10,6ºC –, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu que a massa de ar polar que atua sobre Minas Gerais desde o meio da semana começou a perder forças e espera-se que os próximos dias sejam mais quentes.

“Com o enfraquecimento da massa de ar polar, as temperaturas começarão a subir gradativamente. Com a ligeira elevação, acontece uma redução na sensação de frio. Claro que os próximos dias não serão quentes, noites frias e dias levemente ensolarados são característicos da estação”, pontua o meteorologista Cléber Souza do Inmet. A partir de terça-feira (12), os termômetros começam a marcar temperaturas mais elevadas na parte da manhã, em torno de 15ºC.


Menor temperatura em Minas Gerais

Ao contrário de Belo Horizonte, não houve recorde de temperatura mínima neste domingo (10) em Minas Gerais. A mais baixa registrada nesta manhã aconteceu na cidade de Caldas, no Sul de Minas, onde os termômetros marcaram 3,4ºC. O dia mais frio do ano no estado aconteceu nesse sábado (9) em Montes Verde, também na região Sul. Naquela cidade, conhecida como ponto turístico, a temperatura registrada nos termômetros foi de 2,3ºC. Ainda na segunda-feira (11) são esperadas geadas nos municípios próximos à Serra da Mantiqueira. A temperatura nessas regiões continuam entre 2ºC e 4ºC.

Neste Dia das Mães, a temperatura mínima na região metropolitana de Belo Horizonte não foi na capital, apesar do recorde, mas sim no município de Florestal, onde os termômetros marcaram 7,7ºC. De acordo com o Inmet, o frio também pôde ser sentido em Sete Lagoas, que teve mínima de 8,8ºC, e em Ibirité onde a temperatura às 6h da manhã era 10,9ºC.


FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA