Casos confirmados de coronavírus aumentam 50% em uma semana em Sete Lagoas

Foto: Lucas Dias/GP1

Com mais um caso confirmado da covid-19 nesta segunda-feira (25), já são 21 oficialmente, Sete Lagoas teve um aumento de 50% no número de contaminados em um intervalo de sete dias. O avanço é o maior apurado entre uma semana e outra desde o início da pandemia. Na última segunda-feira (18) os casos positivos eram 14. Segundo o boletim epidemiológico mais recente, as notificações já somam 1.444.

Por conta do período de incubação do vírus o grande crescimento no número de pessoas contaminadas na cidade. O tempo entre a infecção e o início dos sintomas da doença varia de 1 a 14 dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os 948 casos que seguem em investigação poderiam ter os resultados dos exames liberados mais rapidamente se o laboratório montado pelo município estivesse em funcionamento. A novela se estende desde o primeiro dia de abril, quando o equipamento foi anunciado pelo prefeito Duílio de Castro.

A capacidade inicial divulgada era de até mil exames por dia, mas a secretaria municipal de Saúde, recentemente informou que serão testadas 200 amostras a cada 24 horas. No último dia 15 de maio, pelas redes sociais da prefeitura, aconteceu o anúncio do credenciamento do laboratório na Funed, o que não possibilitou a divulgação dos resultados.

Na última quarta-feira (20) foi divulgado que “ainda esta semana” começariam a ser divulgados os resultados locais, o que não aconteceu. No mesmo dia a justificativa apresentada foi a seguinte. “Assim que a secretaria de Estado de Saúde atestar a transferência da referência de testagem das cidades que compõem a regional de saúde para Sete Lagoas, a Funed irá habilitar o sistema de notificações para que os laudos com os resultados dos exames processados em Sete Lagoas possam ser emitidos e notificados”.


Certo é que sem os dados do laboratório municipal e sem uma testagem mais ampla da população Sete Lagoas segue sem saber um panorama real da doença na cidade. De acordo com infectologistas, a subnotificação da doença, não só na cidade, mas em todo o Brasil, pode chegar a 11 casos a cada um confirmado oficialmente.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Péssima matéria!

    Os laboratórios particulares começaram a fazer testes para quem quiser pagar. Antes só haviam os testes em públicos para os casos graves.

DEIXE UMA RESPOSTA