Três homens testam positivo para Covid-19 em Sete Lagoas; laboratório municipal aguarda migração

Foto: Divulgação PMSL

Mais três casos positivos foram registrados em Sete Lagoas entre ontem e hoje, todos homens. Dois deles têm 35 anos de idade e o outro tem 45. Os três passam bem. A cidade tem agora 24 casos confirmados, sendo um óbito (ocorrido em Tocantins no dia 10), 16 recuperados e sete em isolamento domiciliar, se recuperando sem complicações.

Cinco pacientes estão internados na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave: dois deles, que testaram positivo para Covid-19, não são de Sete Lagoas: um é do estado do Rio de Janeiro e outro da cidade de Capim Branco. Os demais já testaram negativo para Covid. O número de notificações teve uma alta de 1,2% e chegou a 1.462, dos quais 955 casos de síndrome gripal inespecífica estão em análise e 483 suspeitos testaram negativo, não havendo outros óbitos em investigação na cidade.

Laboratório
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a Prefeitura de Sete Lagoas ainda aguarda que a Secretaria de Estado da Saúde finalize a migração da referência de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 para o laboratório que foi montado em parceria com a Avante Social e o Unifemm. “A habilitação por parte da Funed já saiu há cerca de 10 dias, mas de acordo com a Superintendência Regional de Saúde, gestores dos municípios que compõem a macrorregião apresentaram algumas dúvidas sobre a mudança de referência, que deverão ser respondidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Toda a parte técnico-científica que cabia à Prefeitura de Sete Lagoas já foi concluída e atendeu às exigências das autoridades de saúde”, afirma.

O secretário esclarece ainda que o laboratório já está em funcionamento, mas por falta desta migração, que depende do Estado, ainda não pode emitir os laudos dos exames e realizar as notificações. “Essa validação é necessária pois, além de Sete Lagoas, o laboratório fará análise de amostras dos outros 34 municípios que compõem a macrorregião de saúde”, completa.


A Prefeitura pede que a população continue mantendo a higiene pessoal e o distanciamento social, além do uso de máscaras, só saindo de casa em caso de real necessidade. Combater o coronavírus é dever de todos. Para dúvidas, ligue 3773-2576. Denúncias, ligue 153. Informações, acesse: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA