Igrejas podem voltar a funcionar em Sete Lagoas, caso tenha Plano de Funcionamento aprovado

Catedral de Santo Antonio. Foto: Tecle Mídia

A prefeitura Municipal de Sete Lagoas publicou um novo Decreto na noite desta sexta-feira (29). O Decreto aumenta a flexibilização do funcionamento do comércio, incluindo o Shopping Sete Lagoas, além disso, libera o funcionamento das igrejas e templos religiosos, caso tenha o plano de funcionamento aprovado.

De acordo com o documento, as atividades e eventos em igrejas e templos religiosos de qualquer culto e tradição espiritual, serão autorizados a funcionarem, mediante elaboração e apresentação de Plano de Funcionamento. Isso porque a Secretaria de Saúde do Município, criou uma Comissão específica, composta  por infectologistas e agentes da vigilância sanitária, que vão avaliar cada documento, de forma individual, ou seja, eles podem liberar o funcionamento de umas e outras não, caso elas não sigam os critérios adotados pela secretária.

O documento ainda apresenta restrições e medidas preventivas de segurança sanitária que devem constar no Plano de Funcionamento, são elas:

I – Aa adoção das medidas estabelecidas no protocolo geral estabelecido no Anexo V deste Decreto, quanto às orientações de higienização, à manutenção do distanciamento e ao comportamento sanitário necessário;

II – Ocupação máxima de 30% da capacidade de público no espaço;

III – Realizar na entrada a medição de temperatura dos fiéis com termômetro digital à distância e recusar o acesso para quem apresentar temperatura acima de 37,5 graus;

IV – Não é permitido o uso de folhetos ou outros materiais de possível compartilhamento;


V – As celebrações não terão duração superior a 60 (sessenta) minutos, devendo observar o intervalo mínimo de uma hora entre as celebrações para higienização do local, prazo que poderá ser maior de acordo com o tamanho do estabelecimento;

VI – Deverão ser efetuadas higienizações de todas as áreas utilizadas antes e depois de qualquer celebração;

VII – Durante o horário de funcionamento, ainda que não ocorra celebração, deve ser realizada a limpeza geral e a desinfecção de todos os ambientes pelo menos uma vez por período (matutino, vespertino e noturno).

Funcionamento do comércio:

Conforme o Decreto, o Shopping Sete Lagoas terá horário ampliado, podendo funcionar das 12h às 20h. As atividades físicas a céu aberto, inclusive com orientação de personal trainner ou profissional de educação física estão liberadas. Academias ainda não podem voltar a funcionar. Os bares poderão funcionar até 22h, mas sem consumo de bebida alcóolica no local. As lojas de rua, aos sábados, terão seu horário ampliado para funcionamento das 09h às 15h.


Outras atividades liberadas foram auto-escolas, clubes de tiros, a Univercemig (para aulas práticas ao ar livre), escolas náuticas e galerias, como é o caso do Pátio Lagoa, todas elas seguindo as normas de higiene e distanciamento.

Clique aqui e veja o documento na integra.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA