Aumento maior a 300%, em um mês, nos casos de covid-19 reforça necessidade de conscientização popular

© REUTERS/Thaier al-Sudani/Direitos reservados

Entre o início de julho e começo de agosto Sete Lagoas registrou um dos maiores avanços de contaminação do novo coronavírus desde o início da pandemia. Só nos últimos 30 dias os testes positivos saltaram de 284 (3 de julho) para 897 (1 de agosto) um aumento de 316%. O relaxamento da população para as medidas de isolamento social é uma das principais causas para que os registros triplicassem no período.

Sem a vacina contra a doença, prevista para ser produzida em larga escala no início de 2021, o comportamento da população cumprindo medida de isolamento social é uma das principais medidas para que o vírus que transmite a doença tenha a circulação diminuída. Mas, de forma recorrente, vários casos de aglomerações de pessoas têm sido registrados.

A Serra Santa Helena está sendo um sério problema durante a pandemia. O local tem grande frequência de pessoas que muitas vezes não respeitam as normas sanitárias que evitam a propagação do novo coronavírus. A Guarda Civil Municipal (GCM) tem registrado mais de 100 ligações, por dia, pelo telefone 153, com demandas para fiscalizações de denúncias.



O Comandante da GCM, Sérgio Andrade explica que a “a Guarda, por sua vez, sobe, orienta os visitantes a descerem e não aglomerarem, porém, ao saírem em outra missão, o local é frequentado novamente. O mesmo acontece no Parque Náutico da Boa Vista”, lamenta Sérgio Andrade.

Entre as principais ocorrências atendidas por meio do telefone 153 destacam-se aglomerações e estabelecimentos funcionando em desacordo com os decretos municipais. Diante da denúncia, o setor analisa se a resolução é ou não de competência da Guarda e avança no procedimento, disponibilizando viaturas.

Mais do que nunca a população precisa se conscientizar e fazer a sua parte no cumprimento do isolamento social. Prova disso é que, em Sete Lagoas, diversos bares e restaurantes já tiveram seus alvarás suspensos por desobediência dos decretos municipais, que seguem o Programa Minas Consciente, do Governo do Estado.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA