APAE de Sete Lagoas comemora 50 anos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Sete Lagoas foi fundada em 11 de Setembro de 1970. A entidade nasceu de um movimento de pais de pessoas com deficiência que sentiam a necessidade de serviços especializados para os seus filhos.

O sonho era que eles tivessem as mesmas oportunidades das outras pessoas. Foi com a ajuda do prefeito da época, Dr. Afrânio de Avelar Marques Ferreira e as professoras Maria de Lourdes Raposo, Maria Beatriz Abreu, Wilma Taranto e outras autoridades, que tudo vou realidade.

Desde então, com muita luta, a APAE de Sete Lagoas trabalha em prol de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, e se tornou uma referência em atendimento na região.


A entidade oferece serviços nas áreas de assistência social, cujos principais programas são o Centro Dia, Oficinas e Trabalho, Emprego e Renda. A área da educação é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, Anos Iniciais e Anos Finais, além do apoio à inclusão social.

Já na saúde, a APAE conta com o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Autismo (CER II) e ainda com a dispensação de Órteses e Próteses.

Hoje, parte das despesas da instituição é custeada pelo Governo nas suas três esferas: Federal, Estadual e Municipal.

O Governo Federal repassa ao CER II recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado repassa à APAE os professores e a Prefeitura fornece recursos financeiros e humanos. O restante das despesas da instituição é custeada pela sociedade civil, que ajuda a APAE com doações e participa dos nossos eventos beneficentes.

O ano de 2020 é especial para a APAE de Sete Lagoas! A entidade está comemorando 50 anos de serviços prestados à pessoa com deficiência e suas famílias.


Atualmente estamos com 872 usuários, atendendo à 24 municípios e, apesar de ser um ano atípico, causado pela pandemia do Covid 19, a nossa luta junto à pessoa com deficiência intelectual e múltipla continua!

Aqui, deixamos os nossos agradecimentos à toda a sociedade setelagoana e a todos os funcionários e voluntários que trabalham ou já passaram pela instituição. Agradecemos pelo amor, carinho e dedicação ao trabalho em prol dos usuários e famílias.

E, aos gestores públicos, agradecemos pela consciência da importância do trabalho realizado na APAE para a sociedade.

A inclusão social é a nossa meta, e ela se conquista através do respeito e autonomia. Em 2020 a APAE completa 50 anos, e este é só o começo.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA