COVID-19: pacientes que morreram em Sete Lagoas tinham alguma comorbidade

© PMSL/Divulgação Agosto foi o mês com maior incidência de mortes: foram 20 óbitos confirmados em decorrência do coronavírus

Em 99% dos óbitos por COVID-19 registrados em Sete Lagoas os pacientes tinham alguma comorbidade. É o que revela um levantamento da Superintendência de Vigilância Epidemiológica municipal, que traçou um perfil das mortes verificadas na cidade.

Entre os 45 óbitos, 89% tinham acima de 60 anos de idade e a maioria, 67%, eram homens. Entre as principais doenças associadas estão cardiopatia (33%), diabetes (16%), problemas pulmonares (8%), renais (7%), câncer (6%), pneumopatia (5%), obesidade (5%), hipotireoidismo (3%), dislipidemia (2%) e Parkinson (1%). Em alguns casos que evoluíram para o óbito, os pacientes tinham mais de uma comorbidade.

Os dados mostram ainda que apenas cinco das mortes acometeram pessoas com menos de 59 anos. Os outros 40 foram em pacientes idosos, sendo 12 registros na faixa etária entre 60 e 70 anos e 11 casos entre 81 e 90 anos.

O levantamento também revelou que agosto foi o mês com maior número de óbitos. Foram 20 registros, ou 47%, o que mostra o pico maior da pandemia em Sete Lagoas. Em seguida vem setembro, mas com o registro de 10 óbitos, metade do mês anterior. Em julho foram contabilizados nove óbitos, ou 21% dos registros.



Os bairros de Nossa Senhora das Graças e Progresso lideram o ranking de óbitos, com cinco registros cada. Na sequência, com duas mortes cada, vêm os bairros do Centro, JK, Cidade Nova e São Dimas. Outras 27 localidades apresentaram, até o momento, uma morte.

Atualização do boletim

De acordo com o boletim epidemiológico municipal, emitido nesta quinta-feira, Sete Lagoas registrou alta de 1% nas notificações de casos suspeitos de COVID-19 nas últimas 24 horas, com 820 pessoas com sintomas gripais sendo monitoradas pela Secretaria municipal de Saúde. Os testes com resultado negativo já somam 8.611 desde o início da pandemia.

Um óbito suspeito de COVID-19 foi registrado ontem. Uma mulher de 91 anos que estava internada no Hospital Municipal. Entre quarta e quinta-feira foram registrados 40 novos casos na cidade: 22 mulheres e 18 homens. Assim, Sete Lagoas chega a um acumulado de 2.502 casos positivos desde março. Dezoito pessoas estão hospitalizadas, 95 em isolamento domiciliar e 2.344 já recuperadas, o que equivale a 93,7% dos contaminados.



Entre pacientes de Sete Lagoas e de outras cidades da região, hoje são 34 internados por causas respiratórias, sendo 22 em leitos de enfermaria e 12 em UTI. Nos leitos de UTI são sete pacientes de Sete Lagoas. A taxa de ocupação no SUS e na rede particular está em 19,7%.

No Hospital Municipal há sete internados (três em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 17 internados (em leitos do SUS são seis em enfermaria e seis em UTI) e no Hospital da Unimed são dez pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (dois em UTI). Não há pacientes na UPA.

Dos pacientes internados, 26 já testaram positivo, sendo 18 deles de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, e um de Prudente de Morais, Capim Branco, Abaeté, Arcos, e dos estados de São Paulo e  Tocantins. Há ainda três pacientes com resultado negativo e cinco esperando resultados de exames.



O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA