Incêndio na Serra do Cipó destruiu cerca de 16 mil hectares; entenda

Parque Estadual Serra do Cipó concentra, segundo IEF, 27.600 hectares; queimada destruiu área equivalente a mais da metade do parque

Extinto na noite de terça-feira (6), o incêndio que atingiu a Serra do Cipó no transcorrer de dez dias destruiu cerca de 16 mil hectares de acordo com militares do Corpo de Bombeiros – a área equivale a 16 milhões de metros quadrados, mais da metade do perímetro existente no Parque Estadual Serra do Cipó que, de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), compreende 26.700 hectares espalhados por quatro diferentes municípios de Minas Gerais.

O prejuízo à fauna e à flora do parque é inestimável e a extensão da área engolida pelas chamas pode aumentar nas próximas horas desta quarta-feira (7), quando novamente os números forem novamente atualizados. Estima-se que a área atingida equivalha a mais de 20 mil campos de futebol.

À manhã desta quarta-feira, equipes de combate à queimada do Corpo de Bombeiros reafirmaram que o incêndio está totalmente extinto. Ainda às primeiras horas do dia, militares e a gerente do Parque Estadual sobrevoaram a área atingida para checar se havia ainda algum foco ativo. Este foi o último patrulhamento antes da desmobilização das equipes que passaram os últimos dez dias lutando contra o incêndio.


Os últimos focos das queimadas eram combatidos na tarde de terça-feira (6) sendo os dois principais no Alto Palácio e no Cânion Bandeirinha – um dos mais importantes pontos da Serra do Cipó.

No primeiro trecho não havia condições de acesso por terra, e apenas os aviões air tractor conseguiram lançar água sobre o entorno do foco. Os focos no segundo ponto exigiram a atuação de 35 militares e brigadistas, além do apoio aéreo também de aviões air tractor. Uma rápida chuva atingiu alguns pontos da Serra, mas não bastou para apagar as chamas.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA