Previsão do tempo: ciclone pode passar por Minas e trazer tempestades na sexta

Sistema só deve se formar, de fato, no próximo domingo, mas a partir desta sexta-feira os efeitos podem começar a serem sentidos

Um ciclone subtropical pode começar a se formar nesta sexta-feira (23) no Sudeste do Brasil e trazer tempestades até domingo (25) para Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Os dados são do site Climatempo que informou a possibilidade de formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa capixaba que deve dar origem ao fenômeno.

“A formação do ciclone deve acontecer no domingo (25), mas durante todo o processo de formação há a organização de nuvens carregadas que já devem provocar temporais a partir da sexta-feira (23). A Climatempo indica que até a segunda-feira (26) os acumulados de chuva cheguem aos 100mm em algumas cidades, o que pode acarretar em alagamentos e inundações”, informou o site.

A Defesa Civil de Belo Horizonte já tinha emitido um alerta com a possibilidade de chuvas fortes de até 90 milímetros para a capital no domingo.

O que é um ciclone subtropical




É um sistema atmosférico formado por grandes tempestades. Na região dele a pressão atmosférica é menor e a temperatura maior do que dos sistemas ao seu redor. O ciclone provoca ventania e tempestades.

“Se confirmado, esse será o décimo sistema catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ter o nome de Mani”, informa o site.


FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA