Alerta: levantamento identifica alto índice de focos de dengue dentro de residências em Sete Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus), realizou no fim de outubro o segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti de 2020 (LIRAa). Esta é a segunda amostragem do ano para identificar o nível de infestação em Sete Lagoas. O trabalho foi realizado entre os dias 19 e 23 de outubro e o resultado coloca Sete Lagoas em situação de alerta para uma nova epidemia de dengue em 2021.

O índice geral do município está em 1,7% de infestação, demonstrando a presença de larvas do Aedes em um a dois imóveis a cada 100. Em alguns bairros, a infestação apresenta índices acima de 5%, colocando estes locais em situação de risco. “Mais de 90% dos criadouros com focos encontrados neste último levantamento estão dentro dos domicílios, principalmente em tambores e reservatórios de água localizados ao nível do solo, seguidos por vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais, ralos e caixa de passagem’, explica o gerente do Centro de Controle das Arboviroses, Adriano Pereira de Souza.

Os bairros com maior índice de infestação são: Canadá II, Monte Carlo, Jardim Angélica, São Vicente, Canadá, CDI, Jardim dos Pequis, Nossa Senhora do Carmo II, Alvorada, Centro, Vila Brasil, São Francisco de Assis, Papavento, Planalto, Del Rey, Nossa Senhora do Carmo I, Jardim Arizona, Nossa Senhora das Graças, Manoa, Boa Vista, Catarina, Santa Luzia, Montreal, JK.

Em 2020 já foram notificados 4.257 casos suspeitos de dengue, sendo 1.176 confirmados e 3.081 descartados. Foram notificados 39 casos suspeitos de Zika Vírus: sete casos em gestantes e 32 casos na população em geral, todos descartados. Houve seis notificações de Chikungunya, sendo dois casos confirmados e quatro descartados. “A dengue, a zika e a chikungunya são doenças graves, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, o cidadão deve ficar atento e evitar os focos de água parada em sua residência”, alerta Adriano Pereira de Souza.


DICAS PARA COMBATER OS FOCOS DO AEDES AEGYPTI
• Mantenha os tambores sempre tampados. É um dos criadouros onde o foco do mosquito é mais encontrado em Sete Lagoas;
• Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
• Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão.
• Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso;
• Retire as folhas e outros tipos de sujeira que impeçam o fluxo da água nas calhas;
• Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
• Guarde as garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo;
• Galões, tonéis e latas devem ser mantidos vedados;
• Pneus devem ser guardados em locais cobertos, onde não fiquem expostos à chuva;
• Limpe sempre as bandejas de geladeira, umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;



• Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro;
• Evite acumular lixo e entulho no quintal. Na hora do descarte, feche bem os sacos e mantenha a lixeira tampada;
• Puxe com rodo qualquer poça d’água acumulada sobre lajes sem telhado.
O período chuvoso é quando o Aedes aegypti encontra as melhores condições para se reproduzir, por ser a época mais propicia ao acumulo de água parada.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA