Minas espera receber mais 680 mil doses de vacinas na próxima semana

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) depende de concretização da importação de 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca e liberação de outras 4,8 milhões de doses da Coronavac

Mais de meio milhão de doses da CoronaVac foram chegaram em Minas nesta semana
Foto: Ramon Bitencourt

Minas Gerais recebeu aproximadamente 577 mil doses da Coronavac no primeiro envio realizado pelo Ministério da Saúde nesta semana, e a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é contar com mais cerca de 680 mil na próxima, caso se concretizem as esperanças da importação de 2 milhões de vacinas da AstraZeneca vindas da Índia ao Brasil e a autorização para uso emergencial de outras 4,8 milhões de doses da Coronavac no país.

“Minas tem em torno de 10% da população nacional, então se vierem 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, receberemos em torno de 200 mil. Se vierem 4,8 milhões da Coronavac, receberemos 480 mil”, estimou o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22). Ele lembrou que o dimensionamento dos grupos prioritários não seguem exatamente o tamanho da população, por isso pode haver variações nos números.

Amaral disse ter expectativa de que os quantitativos que serão distribuídos aos Estados pelo Ministério da Saúde sejam definidos até segunda-feira (25) e que as novas doses cheguem a Minas ainda na próxima semana. De acordo com a SES-MG, as unidades atuais já foram entregues a todos os 853 municípios mineiros. Metade das doses da Coronavac que chegaram ao Estado nesta semana ainda estão guardadas nas regionais de saúde, já que correspondem à segunda dose da imunização, que será realizada entre 15 e 21 dias após a primeira.




Somando todas as doses, as novas e as já recebidas, seria possível imunizar 615 mil mineiros. Amaral levantou a possibilidade, porém, de que todas as unidades da opção da AstraZeneca sejam aplicadas de uma vez, em uma única dose, e o Estado aguarde o próximo envio de vacinas para complementar a segunda aplicação. Isso seria possível, segundo ele, porque a segunda dose dessa vacina pode ser aplicada até 60 dias após a primeira, então haveria tempo de mais unidades chegarem ao Brasil até lá. Caso o plano se realize, o quantitivo de pessoas vacinadas inicialmente aumentaria para 715 mil.

Por ora, a SES-MG não calcula quantas pessoas foram vacinadas no Estado. O número será contabilizado em um “vacinômetro” no site do Ministério da Saúde, porém ele ainda não está disponível.


Maiores de 75 anos serão vacinados na próxima fase da campanha

Em princípio, incluídos na primeiríssima fase de vacinação pelo Ministério da Saúde, os maiores de 75 anos passaram à próxima etapa da vacinação em Minas Gerais, após cobertura de todos os profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e população indígena aldeada.

De acordo com projeções do Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 Minas contava com quase 947 mil pessoas nessa faixa etária. Só para ela, portanto, seriam necessárias 1,8 milhão de doses de vacina.


Os números são apenas uma estimativa, portanto a SES-MG distribuirá uma formulário para cada cidade indicar quantas pessoas compõem cada grupo prioritário de vacinação a fim de enviar a quantidade correta de vacinas para cada local.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA