Minas recebe 220 mil unidades de medicamento para kit intubação

Nível do estoque em unidades hospitalares ainda é crítico, segundo governo estadual

Caixas com ampolas de fentanil, utilizado em pacientes entubados
Foto: Fábio Marchetto / Divulgação

Minas Gerais recebeu, neste sábado (1º), 220 mil ampolas do medicamento fentanil, utilizado para sedar pacientes que precisam ser entubados. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), outras 10 mil ampolas de atracúrio, também utilizado em intubações, devem chegar até o final do dia, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os medicamentos serão enviados a unidades hospitalares na próxima semana, porém a SES-MG ainda não divulgou quantos serão encaminhados a cada local. “Mesmo com o envio constante de medicamentos para os hospitais, o estoque de sedativos utilizados na intubação do paciente infectado com a covid-19 encontra-se em nível de alerta para o enfrentamento da pandemia”, afirmou o governo estadual, por meio de nota. A reportagem questionou sobre a previsão de duração das ampolas que chegaram neste final de semana e aguarda retorno.

Segundo a SES-MG, as unidades hospitalares passam por monitoramento constante sobre o nível do estoque de medicamentos, em trabalho conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). Para isso, cada local precisa preencher um formulário de quinta a segunda-feira.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA