Campanha contra a gripe em Sete Lagoas vai abrir nova fase para vacinar idosos e professores

Cobertura de todos os públicos da primeira etapa ainda está abaixo da meta

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Será aberta na próxima terça-feira, 11, mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Sete Lagoas. Desta vez serão contemplados os idosos com mais de 60 anos de idade e os professores das redes pública e privada. Um balanço da primeira etapa mostra que a meta de imunização de todos os grupos ainda está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

A campanha começou no dia 12 de abril e o primeiro grupo prioritário é formado por crianças a partir de 6 meses de idade até antes de completar 6 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais de saúde. O levantamento parcial desta semana mostra que a cobertura geral na cidade fica em 37%, sendo 36% das crianças, 33% das gestantes, 46% das puérperas e 41% dos trabalhadores da saúde. “Alertamos que, mesmo com a abertura de outra etapa, os incluídos nesta fase ainda podem procurar uma unidade para se vacinar”, ressalta o responsável técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Menezes. A meta do Governo Federal é vacinar 90% de todos os grupos.

Na próxima terça-feira, 11, os idosos e professores podem procurar qualquer uma das 19 salas de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (lista abaixo). “Qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou da Covid-19 deve aguardar e procurar os locais de vacinação após esta fase. E no caso do idosos, ainda é importante destacar a necessidade de um intervalo de, pelo menos, 14 dias após a aplicação da vacina contra a Covid-19”, explica Guilherme Menezes.

Este ano a imunização ganha grande importância já que, além de evitar complicações decorrentes da gripe provocada pelo vírus, diminui a sobrecarga no sistema de saúde, que vive momento de saturação em função da pandemia da Covid-19. Mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores, deve tomar uma dose na campanha deste ano. Isso porque, a cada temporada, podem ocorrer mudanças em relação aos tipos de vírus circulantes.


ÚLTIMA ETAPA
A última etapa do calendário vacinal contra a gripe será entre os dias 9 de junho e 9 de julho, envolvendo os seguintes grupos: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade em unidades prisionais. “Se o índice vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde não for alcançado, é o prenúncio de que o vírus vai circular e os riscos de uma epidemia ficam evidentes”, alerta Guilherme Menezes.

PONTOS DE VACINAÇÃO
Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Orozimbo Macedo, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia.
UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale.
ESFs Catarina, CDI I, Itapoa 2, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada.


ETAPAS
1ª FASE: 13/04 a 10/05 – crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais de saúde.
2ª FASE: 11/05 a 08/06 – idosos com mais de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas.
3ª FASE: 09/06 a 09/07 – pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade em unidades prisionais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA