Gavião ferido é resgatado por morador em Sete Lagoas

Foto: divulgação Bombeiros

Um gavião carcará de grande porte, ferido, foi resgatado por um moradores do bairro Vapabuçu, em Sete Lagoas, nesta segunda-feira (22).

De acordo com os bombeiros, o morador levou o animal até uma unidade e os militares o levaram para uma clinica veterinária, para tratamento e posterior soltura no habitat.

Carcará

Trata-se de um dos rapinantes mais comuns do Brasil, pode ser encontrado em campos naturais, pastagens, praias até nos centros urbanos. Bastante oportunista, alimenta-se desde invertebrados, pequenos mamíferos, até animais moribundos ou atropelados nas estradas. Também conhecido como carancho, gavião-de-queimada, caracaraí e caracará.

Descrição: Mede cerca de 56 cm de comprimento, envergadura de até 123 cm, peso médio de 834 g (macho) e 953 g (fêmea) (Márquez et al. 2005). Adulto apresenta plumagem geral que varia do marrom ao preto, cabeça branca com um penacho preto, pescoço branco listrado de preto, tarsos amarelos. Em voo, assemelha-se a um urubu mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na ponta das asas, além da cabeça diferenciada. O jovem é marrom mais claro, coberteiras manchadas, sem o padrão barrado do peito, com estrias mais escuras pelo pescoço e peito.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA