Deputado explica plano de compensação da Vale para Sete Lagoas

Serão três grandes investimentos para a cidade

REUTERS/Washington Alves

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou e o Governador do Estado sancionado a Lei que autoriza a utilização de R$ 11,06 bilhões decorrentes de parte do acordo judicial firmado pelo Poder Público com a Vale para reparação de danos causados pelo rompimento da barragem da empresa em Brumadinho em 2019. A cidade de Sete Lagoas foi contemplada com três grandes investimentos conforme explica o deputado Estadual Douglas Melo “ Está garantido a conclusão e equipamento do Hospital Regional, asfaltamento da estrada entre Araçaí e Sete Lagoas e o valor de 15 milhões que será utilizado pelo município conforme estabelecido pela administração local. Notei pelas minhas redes sociais e conversando com as pessoas que muitos estão com dúvidas e até mesmo confundindo os valores do acordo” explicou.

O município deverá usar o recurso R$ 15 milhões, que será transferido à prefeitura por transferências diretas em três parcelas: 40% em agosto de 2021, 30% em janeiro de 2022 e 30% até julho de 2022, por exemplo, na pavimentação e recapeamento de asfalto, calçamento, construção de pontes, melhorias em unidades de saúde, obras de acessibilidade em vias e prédios públicos, obras de saneamento, compras de equipamentos de saúde, de assistência social e de educação, ampliação de creches e escolas e construção de unidades habitacionais, entre outros.

Outro ponto aprovado no texto é a pavimentação asfáltica entre Sete Lagoas e Araçaí, em média são 40 km que serão asfaltados. O trecho rodoviário foi contemplado no Programa Recuperação e Manutenção da Malha Viária, o Programa é uma ação da Lei da Vale. Uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura, fará uma visita técnica na estrada, a partir daí, dará início ao processo licitatório para início.

A conclusão do Hospital Regional e todos os equipamentos para seu funcionamento é outra ação aprovada para Sete Lagoas e região. Conforme cronograma o Governo dará início aos trâmites burocráticos. Será feita uma nova licitação para contratação da empresa que dará sequência a obra. Acredita-se que a partir de fevereiro do ano que a obra já estará em andamento.

“Foi uma grande vitória e luta inserir essas grandes obras nesse plano. Não foi nada fácil, mas conseguimos. Uma Vitória do povo de Sete Lagoas e região ” concluiu Douglas Melo.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA