Após vários acidentes, DER-MG deve concluir obras do anel viário de Sete Lagoas até novembro

Departamento já executou 91% dos serviços que incluem pavimentação, drenagem superficial e construção de viadutos

Foto: Mário Chrispim / DER-MG

As obras complementares do Contorno de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, estão em fase de conclusão. As equipes de trabalho estão terminando a pavimentação e a execução de serviços de drenagem superficial, que já atingem o percentual de 91%. Em seguida, serão feitas a sinalização vertical e horizontal da via, a instalação de defensas metálicas e outros serviços complementares.

O trecho, que liga a MG-238 à rodovia MG-424, possui extensão de 3,3 quilômetros e deve ter as intervenções concluídas até o mês de novembro, segundo estimativas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução dos trabalhos. Os investimentos são de aproximadamente R$ 5,6 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além da pista de rolamento, a obra inclui três viadutos. A edificação sob a MG-238 está 100% concluída, faltando apenas a pintura dos pilares e dos guarda-rodas de concreto. Os dois viadutos sobre a ferrovia FCA estão 99% finalizados, faltando a execução dos guarda-corpos metálicos e do alambrado de proteção sobre faixa de domínio da ferrovia. A terraplenagem terminou no mês passado.

Acidentes no local

Diversos acidente já foram registrados no trecho da obra. Segundo moradores e populares que passam diariamente no local, a obra está mal sinalizada e levando perigo para os moradores. Relembre os acidente já registrados no local: Acidente 1 , acidente 2.

Benefícios

Para o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana, trata-se de uma obra importante para Sete Lagoas e toda área de influência, onde estão instaladas grandes empresas dos setores automobilístico, farmacêutico, bebidas e siderúrgico. “Investir em infraestrutura atrai empresas, gera empregos, garante segurança aos motoristas e proporciona aos moradores de uma região diversos benefícios e melhor condição social. Boas estradas são caminhos para o desenvolvimento”, destaca.

Outro setor econômico que será impactado pela conclusão do contorno é o de turismo. A cidade conta com atrativos como a Gruta Rei do Mato, edificações do período barroco e voos de parapente – a partir da rampa da Serra de Santa Helena, localizada a 7 quilômetros do centro do município. Além de garantir mais fluidez ao trânsito, assim como segurança aos usuários da rodovia, o anel viário vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas em toda região.

A conclusão faz parte de um pacote de obras anunciado pelo governador Romeu Zema, em agosto de 2020, que inclui outras ações em infraestrutura em diversas regiões do estado.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA