Guarda Civil resgata veado com patas queimadas em Contagem

Veado-catingueiro resgatado em Contagem, na Grande BH — Foto: Guarda Civil Municipal de Contagem/ Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, resgatou, nesta sexta-feira (17), um veado-catingueiro. A suspeita é que o animal silvestre tenha fugido de um incêndio em uma mata próxima. Ele estava com as patas queimadas e foi parar em uma casa no bairro Nova Contagem.

A corporação recebeu um chamado, por volta das 17h, com informações de que o bicho estava correndo pelas ruas do bairro havia dois dias.

Segundo o coordenador da equipe ambiental da Guarda Municipal, Paulo Loureiro, assustado, o animal acabou prendendo o pescoço na grade de uma casa. O dono da residência conseguiu soltá-lo e acionou os agentes.

“Quando nós chegamos, ele estava dentro da casa, deitado em um canto. As patinhas dele estavam bem gastas, sangrando bastante, pode ser devido a queimadas ou ao asfalto quente”, explicou.

Os guardas conseguiram segurar as patas do veado-catingueiro e colocá-lo na viatura. O bicho foi encaminhado para uma clínica veterinária credenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com Loureiro, esse tipo de resgate exige bastante cautela. Por isso, a orientação é que, caso as pessoas se deparem com um animal silvestre, não tentem capturá-lo e acionem imediatamente a Guarda Municipal.

“Pelo fato de esse animal viver muito agitado na natureza, correndo de um lado para outro, quando ele é capturado e condicionado em um local fechado, o estresse dele vai ao máximo. Neste momento ou posteriormente, ele pode sofrer uma parada cardíaca e morrer”, disse.

Segundo a Guarda Civil de Contagem, este é o primeiro caso de socorro a veado na cidade em 2021. Outros dois animais da mesma espécie já tinham sido encontrados em situação similar em anos anteriores.

Incêndios

Segundo o Corpo de Bombeiros, das 12h desta sexta-feira (17) às 12h deste sábado (18), a corporação foi acionada pelo menos 144 vezes em ocorrências relacionados a incêndios florestais em Minas Gerais. Na Grande BH, foram ao menos 43 chamados.

Por volta das 7h30 deste sábado (18), duas equipes estavam atuando na fase final do incêndio na Serra da Moeda, onde havia pequenos focos na mata. Não há mais riscos para residências.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA