Boletim: sistema do Ministério da Saúde volta ao ar e dados epidemiológicos da Covid são atualizados em Sete Lagoas

Depois de quatro dias fora do ar, o sistema do Ministério da Saúde (E SUS-VE), que registra notificações, casos positivos e negativos de Covid-19, voltou a estar disponível. Sete Lagoas chega hoje a 23.742 casos de Covid com a confirmação de cinco contaminações: três mulheres e dois homens. São 616 óbitos, 80 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, seis delas em isolamento domiciliar, e 8.500 que já tiveram esse acompanhamento concluído. Três pacientes estão internados com resultado positivo, dois aguardam resultados de exames e um teve resultado negativo. São 50.829 testes com resultado negativo até o momento e 23.119 pessoas recuperadas.

Quatro pacientes estão em UTI (um de Sete Lagoas, um de Cachoeira da Prata, um de Inhaúma e um de Maravilhas) e dois em enfermaria (um de Sete Lagoas e um de Prudente de Morais). No Hospital Nossa Senhora das Graças são dois internados, um deles em UTI particular. No Hospital Municipal são três internados em UTI SUS. Na Unimed há uma internação em enfermaria. A UPA segue sem internações. A taxa de ocupação de leitos UTI Covid (SUS e particular) caiu para 19%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, a ocupação se mantém em 15%.

Vacinação 
A dose de reforço (3ª dose) segue sendo aplicada ao longo dessa semana, de 13 a 17 de dezembro, de 09h às 16h, para quem tomou a 2ª dose há mais de cinco meses (exceto para vacinados com Janssen), nos Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada. Documentos: comprovante de 2ª dose da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, cartão do SUS ou CPF.

Na quinta-feira, 16 de dezembro, tem mais um chamadão de 2ª dose para quem tomou a 1ª dose da Pfizer há mais de 21 dias, a 1ª dose da Coronavac há mais de 20 dias ou a 1ª dose da Astrazeneca há mais de 60 dias. Local: Faculdade Una – Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio (a pé), em horário estendido: de 08h30 às 23h. Documentos: comprovante de 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, cartão do SUS ou CPF. Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose devem ligar no 3773-2864, de segunda a sexta, de 08h às 17h, e agendar a vacinação. Menores de idade devem ir acompanhados de responsável legal.

2ª dose atrasada
Segundo levantamento da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 18 mil sete-lagoanos estão com a 2ª dose da vacina atrasada. Os dados preocupam, ainda mais diante do iminente vencimento do prazo de validade das doses. De acordo com o responsável técnico de imunização do Município, Guilherme Menezes, o Ministério da Saúde enviou milhares de doses da Pfizer já descongeladas no final de novembro. “Após descongeladas, as doses valem por 30 dias. Assim, quem não receber a 2ª dose até 23 de dezembro poderá ficar sem a dose. Portanto, se você é um deles ou conhece alguém que seja, procure os locais de vacinação”, pede Guilherme. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde reduziu o prazo entre doses da Pfizer para 21 dias.

Doe 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. Dúvidas sobre cronogramas, locais e horários de vacinação podem ser esclarecidas ligando para um dos 58 postos de saúde do Município. Já receberam a 1ª dose 183.497 pessoas. A 2ª dose foi aplicada em 166.364 pessoas, a 3ª dose em 23.242 pessoas e a dose única em 5.814 pessoas. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA