Sete Lagoas registra um óbito e 366 casos de contaminação; testes grátis estão sendo feitos na UNA

Sete Lagoas soma hoje 27.019 contaminações com a confirmação de mais 366 casos: 199 mulheres e 167 homens. Um óbito em decorrência de complicações da Covid foi confirmado ontem: um homem de 75 anos que estava internado na UPA. Um óbito suspeito foi registrado hoje: uma mulher de 79 anos que estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. Assim, a cidade chega a 622 óbitos, 4.329 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.422 delas em isolamento domiciliar, e 11.371 que já tiveram esse acompanhamento concluído. São 34 pacientes internados com resultado positivo e oito aguardando resultados de exames, 53.930 testes negativos e 24.953 pessoas recuperadas.

São 13 pacientes em UTI (oito de Sete Lagoas, dois de Papagaios e os demais de Cordisburgo, Baldim e Santana de Pirapama) e 29 em enfermaria (23 de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, dois de Capim Branco, um de Pompéu e um de Santana de Pirapama. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 20 internados, sendo três em UTI (duas em leitos do SUS). No Hospital Municipal há seis internados em UTI e um em enfermaria. Na Unimed são dez internações, sendo quatro em UTI. A UPA tem cinco internados, todos em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos UTI Covid (SUS e particular) está hoje em 76,5%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, a ocupação se mantém em 66,7%.

Testagem
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o número de casos de Covid em Sete Lagoas aumentou exponencialmente nas últimas semanas, mas essa não é uma situação diferente de qualquer outro município brasileiro. “O país enfrenta, agora, o pico da variante Ômicron, já sabidamente mais transmissível e menos agressiva que as cepas anteriores”, afirma o secretário.

Para absorver a alta demanda de pessoas em busca de um diagnóstico para a doença, a Prefeitura firmou parceria com a UNA Sete Lagoas para oferecer mais uma alternativa de testagem à população. “O que esperamos com esse centro de referência é desafogar as unidades de saúde da cidade, que têm recebido um número muito grande de pessoas diariamente em busca de um diagnóstico”, explica Dr. Flávio.

No posto inaugurado nesta quarta-feira, na UNA, são oferecidos diariamente 300 testes. Pessoas com sintomas de Covid devem procurar a unidade, que fica na avenida Secretário Divino Padrão, 1.411, bairro Santo Antônio, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. “Antes de serem submetidos ao teste, todos os usuários passam por uma triagem que visa avaliar os sintomas e o tempo adequado para a testagem”, completa. Os ESFs continuam fazendo o teste, bem como a rede de Urgência e Emergência do Município. O teste oferecido é do tipo antígeno (rápido) que permite o isolamento ou o retorno das pessoas às suas atividades diárias.

Vacinação
Segue o cronograma de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Na quinta, 27, serão vacinadas todas as crianças de 11 anos de idade. Já na sexta, 28, é a vez das crianças de 10 anos, ambas com Coronavac, de 9h às 16h, nos Centros de Saúde São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada. Documentos: identidade com foto, comprovante de endereço em nome do responsável legal, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF. É obrigatória a presença de um responsável legal no momento da vacinação.

Quem ainda não recebeu a 2ª dose da Coronavac ou da Astrazeneca deve agendar a aplicação: 2ª dose da Coronavac para quem tem mais de 20 dias da 1ª dose (ESF Santa Luzia, R. José Duarte de Paiva, 134, Centro, 3773-2864) ou 2ª dose da Astrazeneca para quem tem mais de 60 dias da 1ª dose (ESF São Geraldo – R. Joaquim Murtinho, 109, São Geraldo, 3776-7881). Documentos: identidade com foto, comprovante de endereço em nome da pessoa, carteira de vacinação, comprovante da 1ª dose da Astrazeneca ou Coronavac, cartão do SUS ou CPF.

Doe 1Kg de alimento não perecível ou um pacote de ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura de Sete Lagoas. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. A 1ª dose foi aplicada em 185.312 pessoas, a 2ª dose em 174.458 pessoas, a 3ª dose em 46.896, a 1ª dose da Janssen em 5.814 pessoas e 421 doses foram aplicadas em crianças. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA