
Segundo relatos, R. A. C. O. estaria totalmente transtornado, proferindo agressões verbais e posteriormente teria tentado matar sua esposa de 23 anos com pauladas e facadas, sendo impedido por sua mãe. Devido a intervenção, o indivíduo passou a também ameaçá-la de morte, obrigando-a a fugir e se esconder em meio ao mato, junto com a nora.
Em seguida, o autor teria passado a agredir a irmã, também proferindo ameaças de morte, juntamente com seus dois filhos menores, tendo ela e as crianças também se evadido e escondido. Neste momento o indivíduo teria ateado fogo na residência.
Neste momento, ele se dirigiu à residência do namorado de sua mãe, e acreditando que as vítimas estariam escondidas dentro dela, ateou fogo na casa com o intuito de matá-las.
Ao invadir a residência dos pais do namorado de sua mãe para atear fogo, M. B. V., irmão do namorado da genitora, armou-se com uma espingarda polveira com o intuito de intimidar o autor, mas sem sucesso, desferindo disparo em direção ao indivíduo que evadiu em seguida.
O corpo do autor foi encontrado já sem vida próximo ao campo de futebol do local.
A esposa disse aos militares que só estava viva devido ao fato de R. A. C. O. ter morrido, visto que ele estava determinado em matá-la. Já a mãe do indivíduo informou que este teria passado toda a tarde bebendo e dizendo que iria matar toda a família e depois suicidaria. Ele estaria armado de faca e foice.
O autor do disparo teria ficado transtornado e evadido após saber que havia atingido e matado o indivíduo. Através de ligação telefônica aos familiares, M. B. V. informou a localização da arma utilizada, sendo esta localizada pelos militares. Disse ainda que se apresentaria em uma delegacia de polícia, acompanhado de advogado.
A esposa do autor sofreu cortes no couro cabeludo e hematomas nas costas e braços devido as agressões, mas recusou atendimento médico.
A perícia esteve no local, sendo constatado ferimento por disparo de arma de fogo. O corpo foi removido por um veículo de serviço funerário.
A Polícia Militar realizou a apreensão da espingarda polveira, de fabricação caseira, sendo encaminhada à DP de Sete Lagoas.