Eclipse lunar total poderá ser visto a olho nu em Sete Lagoas: saiba o horário

Foto: Pexels

Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte vão poder assistir o eclipse lunar total que acontece entre domingo (15) e segunda-feira (16). O fenômeno tem duração prevista de 5 horas e deve atingir seu ápice às 1h11 da madrugada de segunda.

A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que há tendência de boa visibilidade do eclipse na capital mineira. A previsão para o período é de céu limpo, com poucas nuvens, Sete Lagoas.

O eclipse pode ser observado a partir das 22h32 do domingo, até às 3:50 da madrugada de segunda, pelo horário de Brasília.

O que é o eclipse?

O fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados. Em um eclipse lunar total, a Lua se move para a umbra e ganha uma coloração avermelhada, fenômeno que dá origem ao nome “Lua de Sangue”.

Ao contrário do eclipse solar, não há necessidade de equipamentos especiais para assistir o fenômeno. Apesar disso, a visualização do eclipse pode ser melhorada com auxílio de telescópios ou binóculos.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA