Morre em Belo Horizonte o padre Johan Konings que se dedicou a traduzir a bíblia

Padre Johan Konings teve aneurisma cerebral — Foto: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) / Divulgação

Morreu neste sábado (21), em Belo Horizonte, o padre Johan Konings, aos 81 anos. Ele foi vítima de um aneurisma cerebral que sofreu na última sexta-feira (20). O padre estava internado no Hospital Madre Teresa em estado grave.

“Padre Konings contribuiu para a formação de muitas gerações de evangelizadores e, mais recentemente, dentre seus muitos trabalhos para a Igreja no Brasil, dedicou-se à tradução da Bíblia, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao lado do arcebispo dom Walmor, do padre Luís Henrique Eloy e Silva, dentre outros evangelizadores”, informou a Arquidiocese de Belo Horizonte.

O padre nasceu na Bélgica e por lá se tornou doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, ligado ao Colégio para a América Latina. Ele veio para o Brasil em 1972. O religioso foi professor de exegese bíblica na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre de 1972 até 1982 e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1984. Já em 1985, ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas) e, a partir de 1986, lecionou exegese bíblica na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte (Faje), onde recebeu o título de Professor Emérito em 2011.
“Dom Walmor e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís, dom Vicente Ferreira, dom Nivaldo Ferreira, dom Júlio César e dom Joel dos Santos se solidarizam com familiares, amigos e religiosos jesuítas, suplicando a Deus que acolha padre Konings, notável evangelizador que inscreveu seu nome na história da Igreja por muito se dedicar ao Povo de Deus, lamentou a arquidiocese por nota.
O velório do religioso acontece no auditório Dom Luciano Mendes de Almeida da Faje, até as 13h. A partir de 13h, haverá um momento de oração com celebração da eucaristia, às 15h. O enterro do padre será às 16h30 no Cemitério Bosque da Esperança.
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA