Justiça aceita recurso e libera animais durante rodeio em Pedro Leopoldo, na Grande BH

Pedro Leopoldo Rodeio Show, na Grande BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Após proibir participação de animais em rodeio na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Justiça aceitou recurso dos organizadores do evento e autorizou a realização da festa.

A decisão assinada pelo desembargador Oliveira Firmo é desta quinta-feira (9) . O rodeio está previsto para acontecer na sexta-feira (10) e sábado (11).

“Defiro a antecipação de tutela pleitada, para reformar a decisão agravada e autorizar a realização de rodeio com bovinos no “RODEIO PEDRO LEOPOLDO SHOW”, sem prejuízo de observância da legislação aplicável e sujeição à atividade fiscalizatória pela autoridade competente”, disse Firmo.

O ofício fala que o evento é autorizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O desembargador disse também que reconhece o rodeio como atividade do patrimônio cultural brasileiro.

“Esta Lei reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço, bem como as respectivas expressões artísticas e esportivas, como manifestações culturais nacionais, eleva essas atividades à condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro e dispõe sobre as modalidades esportivas equestres tradicionais e sobre a proteção ao bem-estar animal”, falou.

A decisão ainda fala que se for comprovada irregularidades no evento, durante as fiscalizações no local, os organizadores podem ser penalizados e o rodeio suspenso.

Relembre a proibição

A Justiça chegou a proibir participações de animais em rodeio na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A decisão foi do juiz da comarca da cidade, Leonardo Guimarães Moreira. Ele deferiu uma tutela provisória de urgência e determinou que a empresa Pedro Leopoldo Rodeio Show Ltda. não explore na programação do evento equinos e bovinos.

A Associação Civil Princípio Animal ajuizou a ação civil pública, alegando que, durante a 17ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show, a ser realizada no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, estava prevista a prática de rodeio, o que provocaria maus-tratos a animais.

Segundo os autos, o rodeio prevê as chamadas “montaria em touros” e “prova de três tambores”, o que expõe os animais a sofrimento, sobretudo devido à utilização de sedém — corda amarrada à virilha de cavalos, touros e bois.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA