Aumento de 14,91% na conta de luz: Consumidores da Cemig enfrentam reajuste a partir deste domingo

Fatura da Cemig — Foto: Cemig/Divulgação

A partir deste domingo (28), os consumidores atendidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irão enfrentar um aumento de 14,91% na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a Revisão Tarifária Periódica (RTP) na terça-feira (23), que resultou nesse aumento.

Para os consumidores de baixa tensão, como residências, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 15,55%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o efeito médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.

Segundo a Aneel, o cálculo do reajuste considerou diversos fatores, sendo os custos com transporte e compra de energia os principais responsáveis pelo aumento. A revisão tarifária periódica é realizada a cada cinco anos e leva em conta os investimentos realizados pela distribuidora, os custos operacionais e o reajuste dos demais itens da tarifa.

Além da revisão tarifária periódica, também ocorrem aumentos anuais na conta de luz quando não há revisão. Atualmente, a Cemig atende 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios de Minas Gerais.

A Cemig divulgou uma nota informando que pretende investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição entre 2023 e 2027. Entre os planos da companhia estão a construção de aproximadamente 3,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e 136 subestações de energia.

Esses investimentos visam melhorar a infraestrutura elétrica do estado, garantir a qualidade do serviço prestado aos consumidores e ampliar a capacidade de atendimento da Cemig diante do crescimento da demanda energética em Minas Gerais nos próximos anos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA