Você sabe para que serve o botão “secreto” do ar-condicionado do carro?

Foto Ilustrativa

Há um botão “secreto” nos carros equipados com ar-condicionado que muitas pessoas ignoram ou não sabem como usar. Este botão, que viralizou em um vídeo no TikTok, tem o potencial de reduzir o consumo de combustível, mas deve ser usado com moderação devido a alguns riscos à saúde e segurança, de acordo com especialistas.

O botão em questão é o de recirculação de ar no interior do veículo. Quando ativado, ele bloqueia a entrada de ar externo na cabine, desde que as janelas estejam fechadas, fazendo com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do carro. Isso permite que o habitáculo esfrie mais rapidamente e que o compressor do ar-condicionado trabalhe menos, economizando combustível.

Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que o compressor, responsável por resfriar o ar, aumenta o consumo de combustível quando acionado pelo motor a combustão. Portanto, usar o botão de recirculação pode reduzir a necessidade de o compressor funcionar com tanta frequência, economizando dinheiro no posto de gasolina. Estudos mostram que o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 10%.

Além da economia de combustível, a recirculação de ar também é útil para evitar que o ar poluído ou maus odores do ambiente externo entrem no carro. No entanto, deve ser usada com moderação.

Existem situações em que a recirculação pode ser prejudicial. Quando a temperatura externa é mais baixa do que a interna, os vidros do carro podem embaçar. Isso ocorre porque o ar quente gerado pela respiração dos ocupantes se condensa nos vidros frios. Nesses casos, a visibilidade pode ser comprometida, representando um risco à segurança.

Algumas montadoras desativam automaticamente a função de recirculação quando o ar-condicionado é colocado no modo de desembaçamento. Isso ajuda a evitar que os vidros fiquem embaçados. Além disso, é importante lembrar que o uso prolongado da recirculação pode causar cansaço e falta de concentração devido à diminuição do nível de oxigênio na cabine.

Portanto, embora o botão de recirculação possa ser útil para economizar combustível e melhorar a qualidade do ar no carro, é importante usá-lo com responsabilidade e estar ciente de suas limitações e riscos à segurança e à saúde. Sempre siga as recomendações do manual do proprietário do veículo e esteja atento às condições climáticas ao decidir ativá-lo.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA