
Uma mulher de 33 anos morreu após contrair leptospirose em Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais. A confirmação do óbito foi divulgada pelas autoridades de saúde após exames laboratoriais confirmarem a presença da bactéria causadora da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, o caso está relacionado às enchentes que atingiram a cidade no fim de fevereiro, quando diversos bairros ficaram alagados. A leptospirose é uma doença transmitida principalmente pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de ratos, situação comum após inundações.
Além da morte confirmada, o município registrou 41 casos suspeitos da doença, que seguem em investigação epidemiológica. As amostras foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
Autoridades de saúde reforçaram o alerta para que moradores que tiveram contato com água de enchente fiquem atentos a sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, além de náuseas e mal-estar. A orientação é procurar atendimento médico caso os sinais apareçam.
As equipes de saúde continuam monitorando a situação no município e intensificando ações de prevenção e orientação à população nas áreas atingidas pelas enchentes.























