Sete Lagoas recebe até a próxima sexta-feira (26/5), a 10ª edição da Semana de Integração Tecnológica (SIT). O evento, promovido em parceria por Embrapa Milho e Sorgo, Universidade Federal de São João del-Rei, Emater-MG e Epamig, tem com tema central “Manejo do solo e da água para a redução de riscos e aumento da rentabilidade”.
O presidente da Epamig, Rui Verneque, o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, a chefe-geral da Epamig Centro-Oeste, Marinalva Woods, e pesquisadores da unidade estiveram, nesta segunda-feira (22/5), na solenidade de abertura. Na oportunidade o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecúária e Abastecimento, Pedro Leitão, destacaram a importância das parcerias institucionais.
“Em um momento de tanta fragmentação, é fundamental termos este evento de integração, que une empresas de pesquisa, Embrapa e Epamig; a universidade, discentes e docentes; a extensão rural, Emater-MG, e o produtor rural”, destacou Pedro Leitão. “Começamos a SIT como um evento regional e chegamos a esta edição com 2.100 inscritos de diversas partes do estado e isso se deve à articulação de nossos parceiros”, comemorou Antônio Álvaro.
Até sexta-feira (26/5), a SIT terá, em sua programação, a realização de quatro seminários, 41 cursos, minicursos e palestras. A programação da 10ª Semana de Integração Tecnológica e a relação de vagas estão disponíveis neste site.
Programação Epamig
Na próxima quinta-feira (25/5), será realizado o “Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira: a reprodução animal em perspectiva”. A partir das 9h, no Auditório da Embrapa Milho e Sorgo, serão realizados painéis sobre os temas “Reprodução”, com moderação do pesquisador da EPAMIG, Marcos Brandão; e “Manejo de Vacas Leiteiras”, sob responsabilidade do pesquisador Daniel Sobreira, também da Epamig.
A partir das 13h30, acontece no Campo Experimental Santa Rita da Epamig, em Prudente de Morais, Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira, com cinco estações que vão abordar temas como manejo de bezerros, controle reprodutivo, doenças na reprodução, nutrição de vacas leiteiras e melhoramento animal. Além disso, será feita uma visita guiada à Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo.
Também no dia 25, o pesquisador da Epamig, Giovanni Resende de Oliveira, irá apresentar o minicurso sobre a viabilidade econômica nos sistemas de recirculação de água na piscicultura. Parciais ou completos, esses sistemas apresentam-se como uma maneira do produtor reduzir custos e obter melhor qualidade de água e solo em suas atividades. De acordo com Giovanni, os sistemas podem ser utilizados por produtores que queiram aproveitar integralmente as águas de descarga e efluente da piscicultura, que é rica em nutrientes, na fertirrigação.
Entre os dias 23 e 26 de maio, pesquisadores da Epamig também ministrarão, palestras, cursos e minicursos sobre os temas hortaliças não-convencionais e plantas medicinais; manejo de resíduos na bovinocultura; pastejo rotacionado; leguminosas; variedades de cana-de-açúcar e utilização na alimentação de bovinos; criação de bezerras leiteiras; produção de leites com vacas F1.
Serviço:
10ª Semana de Integração Tecnológica (SIT)
Embrapa Milho e Sorgo – Rodovia MG 424, Km 45 – Sete Lagoas
Epamig Centro Oeste Rodovia MG 424, Km 44 – Prudente de Morais
Programação completa: www.sit.cnpms.embrapa.br
Informações: (31) 3027-1323 / (31) 3027-1886