459 municípios de Minas Gerais estão sob risco de tempestade

Alerta é para chuvas que acumulam até 50 mm de água durante todo o dia, quando são consideradas intensas

— Foto: Gil Leonardi/Governo de Minas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para potencial tempestade em sete regiões de Minas Gerais. Em todo o Estado, são 459 cidades afetadas pela previsão. As chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm por hora, chegando a alcançar 50 mm até as 22h deste domingo, 1º de janeiro. O volume é considerado intenso e pode haver queda de granizo.

De acordo com a previsão, os ventos podem chegar a até 40-60 km por hora, mas o risco é baixo para corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores. De acordo com a Defesa Civil nacional, no caso de enxurradas, alagamentos e inundações, a possibilidade é moderada para este domingo (1).


As regiões afetadas são: Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para conferir se sua cidade está sob alerta consulte aqui.

Saiba o que fazer:

  • Em caso de rajadas de vento: não busque abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA