Sete Lagoas vivencia epidemia de doenças provocadas pelo aedes aegypti

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa
A epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti está sobrecarregando as unidades de saúde do município. Com grande elevação na busca por assistência, Sete Lagoas vivencia um quadro epidêmico de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. O avanço no número de pacientes pode ser constatado no balanço de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM) e Pronto Atendimento Belo Vale (PA).
Desta forma, para ampliar o atendimento, a Prefeitura de Sete Lagoa/Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento em cinco unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e inaugurou uma sala de hidratação venosa. Ambas funcionam no período noturno, finais de semana e feriados. Além disso, descentralizou a coleta de exames laboratoriais para dar agilidade ao processo. Em meio à crise provocada pela elevação dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ainda foram notificados na cidade casos de Guillain-Barré – associado ao Zika Vírus.
Para ser ter uma ideia, na UPA, em janeiro e fevereiro de 2015 foram notificados 35 pacientes com suspeita de Dengue, enquanto no mesmo período deste ano, somaram mais de 669 notificações, elevação de 1.811%. O salto também foi grande no PA Belo Vale e nos atendimentos de urgência no HM.
O Secretário de Saúde, Roney Gott, pediu compreensão dos usuários que procurarem esses locais. “A rede pública atende um número maior do que a rede privada e sofre uma pressão enorme. A epidemia, que neste ano começou mais cedo, trouxe consigo alguns fatores: falta de estrutura física, de alguns medicamentos e de engajamento de alguns profissionais para atender essa nova demanda. A secretaria atua para a rápida solução do problema, para que não haja prejuízo na assistência”, lembrando que o aumento de demanda está pulverizado por toda a cidade, “tanto a rede pública, quanto à privada”.
Situação Atual até a semana epidemiológica 12 – 2016
município de residência: sete lagoas
Dengue
Notificados:
7.620
Confirmados:
508
Óbitos em investigação:
06 (sendo 03 de Sete Lagoas, um de Abaeté, um de Baldim e um de Morada Nova)
Zika Vírus em Gestantes
Notificados:
140
Confirmados:
18
Aborto Espontâneo:
03 (fetos decorrentes de abordo espontâneo, sendo um confirmado e dois em investigação)
Zika Vírus em usuários
Notificados:
153
Confirmados:
04
Guillain-Barré
Notificado:
01
Em investigação:
01
Febre Chikungunya
Notificados:
15
Confirmados:
01

VIARedação
FONTEAscom Saúde
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA