Casos de H1N1 sobem 178% em menos de 10 dias em Minas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em menos de dez dias, o número de casos confirmados de H1N1 em Minas subiu 178% passando, de 19 para 53. Já as mortes cresceram 200%. Eram quatro em 14 de abril, e agora são 12, três vezes mais, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde, que ainda não contabiliza duas mortes registradas em Belo Horizonte e pode ter deixado de fora outras pelo interior. Nesse cenário crescente da doença, começou nesta segunda-feira (25), na capital, a vacinação para o grupo de risco.

Além dos casos de H1N1, também houve alta no número casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) envolvendo todos os vírus de Influenza. No número de confirmações houve alta de 152%. Em 14 de abril eram 34 pacientes com confirmação da doença e agora já são 86. Já as mortes passaram de 10 para 18, uma alta de 80%.

Na capital, já foram 300 notificações da Síndrome Respiratória Grave (SRAG), complicação da gripe, sendo 15 casos já confirmados, com quatro mortes – duas por H1N1 e duas por outros tipos de Influenza. Porém, esses casos ainda não foram contabilizados no boletim da Secretaria de Estado de Saúde.

Campanha

Ontem, começou a campanha de vacinação contra gripe em Belo Horizonte. A ação foi antecipada em cinco dias. A expectativa na capital é vacinar 669 mil pessoas do grupo de risco, formado por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas.

Para atender a demanda, foram contratados 200 enfermeiros, mas apenas 50% das vacinas previstas foram disponibilizadas pelo governo federal. “É uma situação normal, pois elas vão chegando no decorrer da campanha. A gente não espera que haja falta das doses em nenhum dos dias, e a população pode ficar tranquila que haverá vacina para todos do público-alvo”, garantiu a gerente de vigilância em saúde da prefeitura, Maria Tereza da Costa.

VIARedação
FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA