Em 2016 foram registradas 150 mortes violentas em Sete Lagoas

Ocorreram 150 óbitos por violência e acidente no período estudado, representando 12,71% do total de óbitos do município.

Foto: Ilustrativa

Enfrentamento dos Acidentes e Violências e Promoção da Cultura da Paz A violência é um grande problema social que afeta toda uma sociedade em diferentes âmbitos da vida (crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos). É a responsável por diversos danos físicos, emocionais / espirituais a si mesmo e ao próximo, perdas e até mortes em todo o mundo (BRASIL, 2009).

O termo “Cultura da Paz” definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 significa conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida da população, comunidades que se inspiram no respeito plano à vida, e na promoção dos direitos humanos e das liberdades. Tais fatores são fundamentais na prática da não violência por meio da educação e do diálogo e transformadores de estratégias políticas de transformação da realidade social (BRASIL, 2009).

A análise da mortalidade por causas externas do município de Sete Lagoas, ocorreu a partir da geração dos dados do SIM WEB (Sistema de Informação de Mortalidade) CID 10 Capítulo XX. Compreendendo o período de janeiro a novembro de 2016.

As causas externas incluem os acidentes e a violência. Ocorreram 150 óbitos por violência e acidente no período estudado, representando 12,71% do total de óbitos do município.

 

A primeira causa de mortalidade no município de Sete Lagoas são as doenças do aparelho circulatório, seguida das neoplasias,sendo as causas externas alcançando o 3° lugar.

Na tabela 1, observamos que dos 281 casos notificados de violência, 85 são do sexo masculino e 196 do sexo feminino, a maioria das agressões ocorreram dentro da própria residência da vítima.

Abaixo apresentamos os atendimentos realizados pelo SAMU, no período de janeiro a novembro de 2016:

 

Promoção à cultura da paz e a prevenção da violência

Promoção à cultura da paz e a prevenção da violência As ações de promoção à cultura da paz e a prevenção da violência foram trabalhadas pelo PSE/Atenção Primária em 42 escolas da rede Municipal e Estadual do Município.

Na Escola Municipal Dalva Ferreira Diniz, foi realizado um projeto piloto onde contamos com a parceria de vários setores (SAMU, SUMAD, Estação Juventude,Guarda Municipal, Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação).

O tema foi trabalhado nos meses de setembro a dezembro de 2016, com Objetivo de diminuir os índices de violências ocorridos na comunidade e promover a cultura da paz através de ações educativas e de práticas de atividades físicas e culturais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA