Queda da maca pode ter sido a causa da morte de paciente em Matozinhos

Foto: Ronaldo Araújo

A queda de uma paciente da maca de resgate de uma das ambulâncias de Matozinhos pode ter sido a causa da morte de uma mulher de 63 anos, moradora do bairro Cruzeiro, em Matozinhos. Rosângela Vitória Batista de Araújo entrou em coma ao bater a nuca em um degrau de escada e faleceu nesta quarta-feira (22/03), dois dias após o acidente. A família trata o caso como negligência por parte dos profissionais de resgate e pretendem acionar a justiça.

Dona Rosângela caiu no terreiro de casa ao alimentar os animais de estimação, por volta das 07h30 da última segunda-feira (20). Segundo os familiares, ela estava consciente após a queda, mesmo sentindo dores. A ambulância foi acionada devido aos degraus que dão acesso a rua, impossibilitando a locomoção da vítima até a unidade de saúde.

“Não sabíamos se haviam lesões e achamos melhor ligarmos para a ambulância. A enfermeira e o motorista avaliaram o local, devido aos seis degraus, e no primeiro momento disseram que não teriam condições de resgatá-la com a maca. Pediram um cobertor, mas alegaram que não suportaria e resolveram utilizar a maca com rodinhas. Eles estavam subindo com a paciente quando, no último degrau, ela caiu, batendo o corpo no corrimão e a nuca na quina da escada. Na hora ela ficou inconsciente. Em seguida, a puxaram e colocaram na maca, seguindo para o Pronto Atendimento”, explicou Andrea Gomes, sobrinha da vítima.

Emocionado, o marido da vítima, Moisés José, de 77 anos, questionou a maneira que sua esposa foi resgatada. “Não trouxeram um colar cervical, pois imagino ser obrigatório em todo acidente. Ajudei após a primeira queda, coloquei no sofá de casa e ela estava suando frio, com ânsia de vômito, mas não foi a primeira queda a causa do falecimento. Perder um ente querido por uma coisa banal, por falta de equipamentos adequados, é muito triste. Tínhamos uma vida normal de casal e estávamos juntos há 07 anos. Não imaginaria nunca essa tragédia. Vou levar minha vida conforme Deus quer”.

Para Andrea, o queda da maca poderia ter sido evitada. “Cheguei a questionar sobre a segurança para ela, mas disseram que não tinha cinto para prendê-la. A maca correta deveria ser a de madeira e não a de rodinha”, disse.

Vizinhos abalados

Na Rua Bela Vista, onde morava Dona Rosângela, todos estão comovidos e revoltados. “Era uma pessoa maravilhosa. Ficamos muito tristes. Eu escutei ela pedindo socorro após a primeira queda, o que demonstra que estava consciente”, contou Simara.

Outros moradores também falaram com carinho da vítima.

Caso será investigado

O corpo da dona de casa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para comprovar a causa da morte. A família deverá registrar um boletim de ocorrência logo após o sepultamento, para iniciar os procedimentos judiciais cabíveis.

O outro lado

Nossa reportagem tentou contato com os profissionais que prestaram o socorro à vítima, mas não obtivemos êxito.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que abrirá sindicância para apurar os fatos.

 

Da Redação Por Dentro de Tudo

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA