Tiradentes morou em Sete Lagoas no ano de 1780

Imagem: Retirada da internet

Muitas pessoas comemoram o feriado do dia 21 de abril, porém a maioria não sabe quem foi Tiradentes nem sua importância na história do Brasil. Seu nome verdadeiro é Joaquim José da Silva Xavier, nascido no dia 12 de novembro de 1746, em Minas Gerais, mais precisamente na Fazenda do Pombal, onde hoje está localizada a cidade de Ritápolis. Na época quem governava o nosso país era a coroa portuguesa.

Tiradentes descobriu que a corte portuguesa não era boa para a nação principalmente pela cobrança altíssima dos minérios. Revoltado com isso ele liderou um grupo para lutar contra essa cobrança, porém um ‘dedo-duro’ indicou quem era o líder do grupo. Muitos que faziam parte da chamada ‘Inconfidência Mineira’ foi libertada, pois ele assumiu a culpa de tudo. Com 45 anos de idade, no dia 21 de abril de 1792, foi condenado a morte. Ele foi enforcado em praça pública, seu corpo esquartejado e pendurado em postes pela cidade.

Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, durante o período de 1777 a 1779 esteve morando no Rio de Janeiro em missão oficial. Servindo nas forças de defesa contra possíveis invasões espanhola e no ano de 1780 estava na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais como Comandante do Destacamento local encarregado da guarda do registo da porta de entrada do Vale Médio do Rio São Francisco.

Dalton Andrade pesquisador do Município de Sete Lagoas, confirmou a passagem de Tiradentes pela cidade, “Tiradentes morou na cidade por um ano, mais precisamente entre os anos de 1780 e 1781”. Ainda segundo Dalton essas falas então nos documentos “Fala que Cito-os”.

VIARedação
FONTE1 News
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA