Criminalidade em Sete Lagoas continua em queda, aponta novo levantamento

Foto: Divulgação/Ascom Douglas Melo

Números da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) revelam uma queda brusca na criminalidade de Sete Lagoas e região, em. Nas 16 cidades que hoje compõem a 19ª RISP, a taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes caiu de 112,24 para 67,48 apenas no período entre janeiro e fevereiro deste ano. Em março deste ano o site Tecle Mídia havia divulgado dados que confirmavam a queda da violência em Sete Lagoas e região (veja aqui).

O número total de crimes violentos registrados pela secretaria caiu de 494 para 297 ocorrências. Essa queda coincide com a própria instalação da 19ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) em Sete Lagoas, realizada no dia 06 de fevereiro, quando o coronel Charles Generoso Baracho recebeu a direção do comando da Polícia Militar. A instalação da RISP é fruto de intervenção do deputado estadual Douglas Melo junto ao governo do estado.

A instalação da RISP foi importante para que a cidade se tornasse, finalmente, um polo de planejamento estratégico de segurança pública, com o comando da polícia militar deixando de ser subordinado à Curvelo. A RISP permite mais operacionalidade, eficiência e mais resultados positivos no combate à criminalidade, como pode ser visto pelos números disponibilizados ontem pela SEDS.

São considerados crimes violentos: homicídio consumado, homicídio tentado, estupro consumado, estupro tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, roubo consumado, estupro de vulnerável consumado e estupro de vulnerável tentado. Até o momento, a taxa desses crimes em Sete Lagoas e região caiu mais da metade em comparação com o mês de janeiro, sendo que em abril foi de 54,07 para cada 100 mil habitantes.

Apenas na cidade de Sete Lagoas, o número de crimes violentos caiu de 328 no mês de janeiro para 132 ocorrências no mês de abril deste ano.

Além da instalação da 19ª RISP, Sete Lagoas e cidades da região foram contempladas com entregas de viaturas para as polícias militar e civil, aumento do efetivo de policiais militares, reformas de instalações da PM, novos investigadores para a polícia civil, construção de laboratório de análise toxicológica; reforma do prédio do IML e construção do prédio da 14ª Companhia de Missões Especiais em Sete Lagoas, tudo isso através do trabalho do deputado Douglas Melo, por meio de emendas, indicações parlamentares e intervenções junto ao governo no estado.

Sobre a queda da criminalidade em Sete Lagoas e região, Douglas afirmou: “estes números refletem o resultado do trabalho de uma força-tarefa em prol do combate à criminalidade, graças ao trabalho em parceria com as polícias militar e civil. Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas os números refletem que estamos no caminho certo. Ainda há muito trabalho a fazer, continuaremos lutando”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA