Cia de dança de Sete Lagoas e de Paraopeba no maior festival de dança do mundo

De 26 escolas no país inteiro, apenas quatro foram selecionadas para a categoria Meia Ponta no estilo dança contemporânea, incluindo o Expressar

Foto: Divulgação

O Expressar Dança e Pilates e a Cia Jovem de Paraopeba foram os dois grupos da microrregião de Sete Lagoas selecionados para competirem no maior festival de dança do mundo. Em 32 anos, é a primeira vez que o grupo sete-lagoano é selecionado na categoria Meia Ponta, em que participam crianças. O Expressar levará a Joinville (SC), em julho, meninas de oito a dez anos de idade.

“De 26 escolas do país inteiro, apenas o Expressar foi selecionado para o festival Meia Ponta na modalidade dança contemporânea. Estamos muito felizes com essa vitória. Mais uma vez, vamos levar nossa região para competir em grande estilo e nossa expectativa é marcar pela ousadia e criatividade”, comemora Alan Keller, coreógrafo da Cia Jovem de Paraopeba.

Duas coreografias do Expressar e da Cia Jovem foram selecionadas. “De Cair o Queixo”, que já foi premiada no nível avançado em vários concursos, e “A Receita do Samba”. “Eu estou muito emocionada em levar crianças para o Festival. Essa semente vai ser plantada muito cedo. Joinville é um marco para quem gosta de dança. Essas meninas vão respirar dança do momento em que acordarem até a hora de dormir”, diz Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar Dança e Pilates.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas em uma média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.

O FESTIVAL

O 35º Festival de Dança de Joinville ocorre entre os dias 18 a 29 de julho. É considerado o maior evento de dança do mundo pelo livro dos recordes e promete agitar Joinville, aquecendo a economia, alavancando o turismo e propagando a arte do movimento. A seleção foi conduzida pela curadoria artística formada pelas especialistas em dança Ana Botafogo, Mônica Mion e Thereza Rocha. Os números do festival revelam sua grandeza.

No total, são 256 coreografias para as noites e tardes competitivas e 1.498 para os Palcos Abertos distribuídas nos diferentes gêneros. Para a Mostra Competitiva, que ocorre no palco principal do Centreventos Cau Hansen, são 212 trabalhos de 11 estados brasileiros e um do Distrito Federal. Uma coreografia do Paraguai também está entre as aprovadas totalizando 133 grupos selecionados. No Meia Ponta, são 44 coreografias de 36 grupos, de oito estados brasileiros. Mais uma vez, o Festival teve número recorde de inscrições em 2017 com 3.226 coreografias, 6,8% a mais do que no ano anterior.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA