Frio pode levar temperatura para a casa dos 8 graus em Sete Lagoas

Foto: Reprodução projeto200

A massa de ar polar que atingiu o Chile e a Argentina (fez 25,4°C negativos em Bariloche) no fim de semana e provocou queda de neve granular ontem em cidades do Rio Grande do Sul também vai influenciar o clima em Minas Gerais. A partir de quinta-feira, municípios mineiros devem registrar temperaturas mais baixas e há previsão de geada no Sul do estado. Em Sete Lagoas, Belo Horizonte e toda região metropolitana os termômetros podem voltar a registrar marcas próximas a 8°C.

Depois de provocar frio intenso no domingo no Chile, Uruguai e Argentina, com fechamento do aeroporto de Bariloche e transtornos para passageiros brasileiros, a massa de ar polar se deslocou pela Bolívia e o Paraguai e chegou ao Sul do Brasil. Ontem, cidades gaúchas registraram neve granular, entre elas Canela, Gramado, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões.

Em Minas, a massa que se desloca pelo país não provocará queda imediata nas temperaturas porque o estado está sob influência de uma frente fria, que poderá resultar em chuvas isoladas. “A temperatura subiu um pouco nos últimos dias e há umidade vindo junto com a frente fria. Por isso, aumenta a possibilidade de chuva. Quando há precipitações, a temperatura não cai tanto”, disse o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo Luiz Ladeia, a previsão é de que novas frentes frias atuem em Minas Gerais neste inverno. “Este ano está um pouco mais intenso. A inexistência de atividade do El Niño vem acentuando a passagem das massas polares”, disse.

Minas deve sentir efeitos da massa de ar frio mais para o fim da semana, o Sul do país já teve queda brusca de temperatura. Houve flocos de neve por volta das 10h de ontem na cidade serrana de Canela, no Rio Grande do Sul. Na noite de domingo, outros dois municípios gaúchos, Santana do Livramento e Pinheiro Machado, já haviam registrado neve.

Segundo o Inmet, na cidade de Campo Bom, no Vale dos Sinos, as temperaturas baixaram drasticamente, de 25,5°C para 7,5°C entre o domingo e ontem. A previsão é de que o frio se intensifique até a metade desta semana, com possibilidade de neve também Santa Catarina – ontem, turistas se animaram com a chance de o fenômeno ocorrer em São Joaquim.

Mortes na Argentina
Quatro homens morreram na Argentina devido à onda de frio que se espalhava por todo o país ontem. Três homens em situação de rua – de 45, 50 e 60 anos – foram achados mortos em Mar del Plata. Os dois primeiros morreram de hipotermia e o de 60 anos foi queimado por uma fogueira que acendera durante a noite.  A quarta vítima estava em sua casa precária Rafaela, informaram fontes policiais. O ar frio de origem polar que se estende derrubou a temperatura a -25,4°C na madrugada, a menor desde 1963. Nevascas interromperam fornecimento de energia elétrica, bloqueiam em ruas e estradas na zona da cordilheira da Patagônia, além de obrigar a fechar os aeroportos de Bariloche e de Chapelco, dois famosos centros de esqui.

VIARedação
FONTEEstado de Minas
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA