Primeira trans sete-lagoana conquista direito a inserção de nome social no CPF

Foto: Divulgação

Um avanço na luta LGBT foi conquistado em Sete Lagoas por Barbara Dias, transgênero, jornalista e militante nas causas da comunidade. A Delegacia da Receita Federal em Sete Lagoas atendeu ao requerimento de inclusão de nome social no CPF, de acordo com o anexo IX da Instrução Normativa da RFB (Receita Federal Brasileira), datada em 13 de fevereiro de 2015.

A inserção do nome social no CPF foi possível devido a Decreto nº 8.727, artigo 6º de 28 de abril de 2016 que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal, autárquica e fundacional.

De acordo com Barbara Dias, o processo de inclusão do nome social no documento é simples e possível a qualquer solicitante, transgênero, transexual ou travesti. Para tal é necessário imprimir e preencher o requerimento presente no IN 1718anexo III no site da Receita Federal, agendar serviço no site da instituição, http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/agendamento e apresentar documento de identidade. Sem qualquer burocracia, um agente da RF imprimirá um documento contendo o nome social do solicitante em destaque, número do seu Cadastro de Pessoa Física, o nome civil abaixo e um QR Code nas costas do documento garantindo a validade do mesmo. O Nome Social constará dos documentos “Comprovante de Inscrição” e “Comprovante de Situação Cadastral” no CPF.

Para Barbara Dias, “esse é mais um degrau galgado pela classe LGBT em sua luta por direitos iguais e acima de tudo, respeito às orientações de gênero e sexo. Essa não é uma vitória que nos permita cruzar os braços e aplaudir o reconhecimento do poder público. Esse é apenas mais um passo adiante de tantos que ainda devemos percorrer para termos assegurados nossos direitos ao reconhecimento de nossa dignidade, como semelhantes e integrantes de uma sociedade. Muito ainda há de ser buscado, realizado e reconhecido, e vamos seguir em frente, de cabeças erguidas, rumo ao dia em que essa busca será apenas história para dividirmos com as próximas gerações.” Exaltou Barbara.

VIARedação
FONTEPortal Sete
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA